TIM ativa rede 5G de testes no Cubo Itaú

A TIM ativou sua rede 5G de testes no espaço Cubo Itaú, na cidade de São Paulo. A operadora já havia anunciado os planos de implantação em setembro, mas o serviço só passou a funcionar em caráter experimental agora. Segundo a empresa afirmou nesta quarta-feira, 18, a rede foi montada com ajuda da fornecedora Ericsson e utiliza a faixa de 3,5 GHz com licença temporária cedida pela Anatel. A ideia é "possibilitar que as startups possam desenvolver aplicações inéditas nas áreas de indústria 4.0, saúde, educação, tecnologias imersivas e IoT". 

Com as características da nova tecnologia, como a alta velocidade, conexão massiva de dispositivos e baixa latência, a TIM espera que os jovens empreendedores que utilizam o espaço possam aproveitar novas oportunidades. "É importante que as startups tenham consciência do poder transformador dessa transição tecnológica e comecem a avaliar os impactos e benefícios sobre os seus modelos de negócio. A TIM, por meio dessa parceria e ação em colaboração com Cubo, começa a influenciar e a fomentar o ecossistema dessa tecnologia para atender as demandas no Brasil e no mundo", declarou em comunicado o Head de Innovation & Business Development da operadora, Janílson Bezerra.

O espaço Cubo Itaú (que também conta com parceria com a TIM em rede NB-IoT) é um dos locais onde a tele efetua testes em 5G. A companhia também tem testes com a tecnologia em Florianópolis, Campina Grande (PB) e Santa Rita do Sapucaí (MG), além de lojas próprias em São Paulo. Essa estratégia de testes com diferentes fornecedores (além da Ericsson, a companhia estabeleceu parcerias com Huawei e Nokia) foi anunciada ainda em maio.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!