Fusão da T-Mobile e Sprint avança nos Estados Unidos

Sprint

A fusão das operadoras norte-americanas T-Mobile e Sprint conseguiu importantes avanços na segunda-feira, 17. O Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS) aprovou a transação proposta, enquanto os departamentos de Justiça, Defesa e Segurança Nacional, chamados coletivamente de "Team Telecom", liberaram a fusão em relatório enviado à agência reguladora Federal Communications Commission (FCC). O Team Telecom considerou que não haveria problemas potenciais para a segurança nacional, a legislação ou a segurança pública, afirmando então que não levantou objeções à proposta.

Vale lembrar que a T-Mobile é controlada pela alemã Deutsche Telekom, enquanto a Sprint é subsidiária da japonesa SoftBank. Segundo reportagem da agência de notícias Reuters nesta terça, 18, citando fontes familiarizadas com o assunto, as controladoras se comprometeram a parar de usar equipamentos da chinesa Huawei para receber o sinal verde do CFIUS. Em particular, a reportagem diz que agentes do governo norte-americano teriam pressionado a Deutsche Telekom diretamente para que a fusão recebesse a aprovação comitê norte-americano.

Nos Estados Unidos, nenhuma das duas operadoras utiliza equipamentos da Huawei. Porém, a Deutsche Telekom e a SoftBank têm a chinesa como fornecedora em determinados mercados.

Notícias relacionadas

Em comunicado, o CEO da T-Mobile, John Legere, comemorou as duas decisões, embora a fusão ainda precise passar por avaliação da FCC e de uma instância independente do Departamento de Justiça. "Esperamos continuar nossas discussões com as agências regulatórias remanescentes que revisam nossa transação; bem como compartilhar nossa história e, subsequentemente, conseguindo resultados positivos similares", declarou, ressaltando ainda a estratégia em criar uma rede 5G de cobertura nacional nos EUA com a New T-Mobile. A expectativa da conclusão da fusão ainda é de que ocorra em algum momento do primeiro semestre de 2019. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!