Registros da Apple para a marca iPhone no Brasil são para roupas e brinquedos

A Apple tem, sim, o registro da marca "iPhone" no Brasil. Mas não para telefones celulares. A empresa, na verdade, tem o direito de uso desse nome em brinquedos, roupas e publicações impressas, como demonstra uma rápida consulta ao banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Notícias relacionadas
Ao todo, são três registros concedidos pelo INPI à Apple para a marca iPhone. O primeiro foi feito em 2006 e concedido em 2009, dando direito ao uso da marca em fliperamas, brinquedos eletrônicos, jogos de cartas etc. Há inclusive a menção específica a telefones e computadores… desde que sejam de brinquedo. O segundo pedido aconteceu em 2007, foi concedido em 2011 e diz respeito ao uso da marca iPhone em periódicos, publicações e manuais. No mesmo ano, a Apple conseguiu seu terceiro registro, este para uso em roupas, sapatos e chapéus.

Gradiente

O direito de uso da marca iPhone em telefones celulares no Brasil pertence de fato à Gradiente, ou melhor, à IGB Eletrônica S.A, nova razão social da Gradiente. Seu pedido de registro, com o número 822112175, foi feito em 2000, muito antes de Steve Jobs sonhar com o iPhone. O INPI concedeu o registro em 2008. Neste caso, a descrição não deixa dúvidas: o nome pode ser usado em "aparelhos telefônicos celulares; aparelhos telefônicos celulares que possibilitam acesso à Internet; telefonia fixa ou móvel; antenas digitais; capas de proteção; baterias; carregadores; viva voz; hands free; peças e acessórios incluídos nesta classe". Cabe destacar que o registro da Gradiente é para a marca "G Gradiente IPHONE". Na prática, isso lhe garante o direito de usar apenas o nome iPhone, se quiser. As letras maiúsculas e minúsculas não fazem diferença.

A Gradiente anunciou nesta terça-feira, 17, que vai lançar uma família de smartphones com a marca iPhone e pretende tomar providências em relação ao uso indevido da Apple.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!