Anatel aprova anuência para compra da Brasil Telecom pela Oi

A Anatel acaba de aprovar a anuência prévia para que a Oi compre o controle da operadora de telefonia Brasil Telecom. A aprovação foi com condicionantes.
Segundo dados do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2009, que circula a partir da próxima semana, as duas operadoras terão, unidas, uma cobertura de 4.835 municípios atendidos, ou 85,5% das cidades brasileiras. Esta megaregião concentraria 143,9 milhões de habitantes, ou cerca de 76% da população brasileira, e responderia por quase 70% do consumo nacional de bens e serviços.
Somadas, as duas teles teriam hoje 22.087.853 milhões de assinantes de telefonia fixa, ou 54,6% do total nacional, o que representa uma teledensidade muito abaixo da média nacional, de apenas 15,35% dentro de sua área. Isso porque operam em uma área de grande dispersão geográfica, que inclui regiões como o Centro-Oeste e a região amazônica, de pouca densidade populacional.

Notícias relacionadas
Para se comparar, a Telefônica, que atua no Estado de São Paulo, bastante denso e urbanizado, atinge 29,85% de teledensidade em sua área, praticamente o dobro de penetração. É por isso que mesmo estando em um número muito menor de cidades (623, ou pouco mais de 11% dos municípios), a tele espanhola tinha no fim de outubro 11,9 milhões de assinantes.
Vantagem
Por outro lado, a BrOi estaria em uma região bem menos competitiva que a Telefônica. Se fosse formada hoje, a nova tele teria em sua área apenas 3,05 milhões de assinantes das operadoras autorizadas, um share de 12% dos 25,14 milhões de assinantes totais da área.
A Telefônica enfrenta em sua área, que cobre uma população de 39,9 milhões de habitantes e representa 28,25% do consumo nacional, uma concorrência marcante das autorizadas, sobretudo a Embratel/Net. As autorizadas já somam na região 2,6 milhões de assinantes, ou 17,9% do total de 14,5 milhões de assinantes da área da tele espanhola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!