Publicidade
Início Teletime Para GSM Association, Anatel terá que realocar faixa de 2,5 GHz

Para GSM Association, Anatel terá que realocar faixa de 2,5 GHz

Depois de leiloadas as faixas de 1,9 GHz e 2,1 GHz é hora da Anatel iniciar os estudos das freqüências de 2,5 GHz usadas para a extensão da 3G. ?A faixa de 2,5 GHz será necessária dentro de três anos e para que esteja disponível, é fundamental um planejamento para permitir o uso sem interferência técnica?, afirma Ricardo Tavares, vice-presidente para políticas públicas da GSM Association. O presidente da Qualcomm, Marco Aurélio Rodrigues, lembra que as atuais freqüências de 1,9 GHz e 2,1 GHz, que começaram a ser leiloadas nesta terça-feira, 18, foram reservadas pela Anatel no ano 2000. "É necessário um planejamento de longo prazo já visando extensões futuras e a aderência às normas internacionais?, diz o executivo.
Hoje a faixa de 2,5 GHz é ocupada por operadoras de MMDS, que também têm planos de lançar serviços de banda larga. ?Se a freqüência for reorganizada de maneira apropriada, haverá espaço para todos?, diz Tavares. Segundo o executivo, o HSPA precisa de banda para o uplink e downlink de forma separada, o que requer mais espaço na faixa, diferente do WiMAX que usa o espectro de outra forma. ?Com a rede 3G e o aumento do tráfego de dados, além da voz, a necessidade de freqüência das operadoras deve ser multiplicada por três nos próximos anos?, diz Tavares.
Segundo Rodrigues, da Qualcomm, os leilões de 3G vão dar dinamismo aos investimentos das operadoras e a novos serviços em 2008. ?Assim como foram agressivas na compra das faixas, serão agressivas na implantação das redes e no lançamento dos serviços para remunerar o investimento?, destaca o executivo. Para Tavares, o leilão mostrou o apetite das grandes operadoras no lançamento das redes 3G no Brasil. ?No mundo mais de 200 empresas oferecem serviços. Em 2008, Japão, Coréia e Índia também vão entrar nessa lista, aumentando a escala e diminuindo o preço dos terminais e infra-estrutura. Até 2011 a previsão é que a maioria dos acessos de banda larga no mundo seja em 3G HSPA?, afirma Tavares.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile