Anatel apresenta PASOO às instituições de estudos econômicos

Técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se reúnem na próxima terça-feira, 19, no Rio de Janeiro com instituições que calculam índices de preços para apresentar o Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO). O encontro será na Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e terá a participação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e de técnicos da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (SEAE/MF).
O objetivo do encontro, segundo a própria Anatel, é apresentar o Passoo a tais instituições que poderão ?contribuir para o aprimoramento dos cálculos de índices que incluem os serviços de telefonia fixa?.
O plano alternativo será uma opção ao plano básico quando a tarifação das chamadas locais for convertida para minutos, o que deve acontecer a partir de março até 31 de julho de 2007. Ele foi criado porque com a metodologia de conversão pulso-minuto, definida pela Anatel, aqueles usuários que falam bastante ? especialmente que utilizam a internet pela linha discada ? teriam suas contas elevadas com a mudança. Por isso, foi criado o Passoo para quem ?fala bastante?, mas manteve-se o plano básico para os demais.

Notícias relacionadas
Diante da dificuldade do consumidor saber se ele fala muito ou pouco, as instituições de defesa do consumidor ? durante o período de consulta pública – alegavam que o assinante não sabe qual é a melhor opção. Foi sugerido, por exemplo, que as primeiras faturas fossem emitidas nos dois planos até que o cliente tivesse certeza de qual é mais barato para o seu caso. A sugestão não foi acatada pela Anatel.
Esta é a segunda reunião entre a Anatel e estas instituições; a primeira ocorreu em 13 de fevereiro de 2006, na sede da agência, em Brasília, quando foi apresentada a primeira etapa da regulamentação do processo de conversão pulso-minuto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!