Espelho defende manutenção de regras atuais

De acordo com o vice-presidente para assuntos regulatórios da GVT, Carlos Alberto Costa Nunes, o uso do termo "sumidouro de tráfego" é completamente inadequado para tratar da questão da diferença dos pagamentos das tarifas de interconexão entre as operadoras de telefonia fixa: "Dá a impressão que está sendo cometida uma ilegalidade, e na verdade ocorre apenas o fenômeno da regulamentação assimétrica que visa facilitar a entrada de novos competidores no mercado. Pode ter certeza que as concessionárias não estão reclamando dos valores que têm que transferir para as autorizadas. A choradeira é apenas uma forma de pressão para manter o seu monopólio. As concessionárias perderam completamente a cerimônia na defesa do monopólio do setor", afirmou Nunes.
Na opinião do dirigente da GVT, o que há é uma legítima disputa por clientes corporativos que são grandes recebedores de tráfego como os call centers, entre outros: "Se eu tenho apenas 5% dos clientes de telefonia fixa na região II, e o meu tráfego de chegada é muito maior que este percentual, isto se deve à minha competência em conquistar novos clientes de porte que me proporcionam este tráfego. Esta é a regra, e as concessionárias não podem alegar que esta situação provocaria o desequilíbrio financeiro das empresas ensejando revisão de tarifas da telefonia fixa. Qualquer mudança agora seria danosa para a competição", reforçou Carlos Alberto Nunes.

Regulamento obscuro

Notícias relacionadas

Para o VP de assuntos regulatórios da GVT, o regulamento sobre a internet que está em consulta pública não é claro, tendo inclusive alguns pontos incongruentes que vão prejudicar a competição no setor: "ao mesmo tempo que prevê que o provedor de internet tem o direito de escolher o prestador de serviços de telecomunicações, o regulamento afirma que a concessionária de STFC tem o direito de conectar-se diretamente ao provedor para fazer o tráfego. Com isso, a Anatel está claramente se intrometendo num negócio privado que é prerrogativa das empresas", sugere Carlos Alberto Nunes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!