'Defesa Civil Alerta' será lançado em dezembro em sete estados

Imagem: Reprodução/Anatel

O 'Defesa Civil Alerta' vai entrar em operação a partir do dia 4 de dezembro. O sistema de Cell Broadcast vai começar pelos estados do Sul e do Sudeste. O anúncio foi feito pelo ministro em exercício da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Valder Ribeiro, na manhã desta segunda-feira, 18.

Esse novo sistema é uma ferramenta destinada ao envio de alertas de emergência para pessoas localizadas em áreas com risco iminente. De acordo com a Anatel, os avisos são georreferenciados com base nos polígonos definidos pelas Estações Rádio Base (ERBs) – as antenas para telefonia móvel.

O diferencial do Cell Broadcast é que o alerta aparece em forma de pop-up na tela do celular, independentemente de qual aplicação o usuário esteja utilizando. A coordenação desse sistema é realizada pela Defesa Civil Nacional (vinculada ao MIDR), em parceria com a Anatel. Já a execução fica sob responsabilidade das operadoras de telefonia móvel (Algar, Claro, TIM e Vivo).

Notícias relacionadas

"A ampliação do Defesa Civil Alerta, resultado da parceria entre Estado e iniciativa privada, é um exemplo de que é possível a união de esforços para concretizar ações que salvem vidas", afirmou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Projeto-piloto

O projeto-piloto foi realizado em agosto de 2024, com o envio de alertas de demonstração para 11 municípios das regiões Sul e Sudeste. Naquela época, esses alertas foram enviados para as cidades de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Um mês após o início do projeto-piloto, grande parte da população das 11 cidades aprovou o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional, segundo a Anatel. Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.  

Cronograma 

A ferramenta será disponibilizada para todos os municípios das regiões Sul e Sudeste até o final de 2024. Já a nacionalização do projeto está prevista para 2025.

Nos próximos dias, haverá uma intensa campanha. Entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro ocorrerá uma ampla demonstração da ferramenta para realizar os testes finais e conscientizar a população. A partir de 4 de dezembro, o sistema estará operacional para uso pelas Defesas Civis estaduais. 

Confira o caléndário dos Alertas-Demonstração:

  • 30 de novembro (sábado): envio de alertas de demonstração para 36 municípios no Rio Grande do Sul: Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria.
  • 1º de dezembro (domingo): envio de alertas para todos que estiverem em Belo Horizonte (MG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!