Telebras inaugura em Goiás mais uma conexão do programa Wi-Fi na Praça

Foto: Cléverson Oliveira/MC

O Programa Wifi na Praça chegou ao município de Flores de Goiás (GO) nesta quarta-feira, 18. A antena de sinal de Internet da Telebras vai levar conexão ao Assentamento Bom Sucesso, localizado a 13 quilômetros da sede do município. Com a entrega, o estado soma 135 pontos de Internet com sinal fornecido Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) da estatal.

Segundo a Telebras, o equipamento de transmissão instalado tem raio de alcance de aproximadamente 200 metros. O ponto permitirá acesso ilimitado à Internet numa velocidade de até 20 Mbps, o que a empresa considera suficiente para assistir aulas online, por exemplo. Cerca de 85 famílias passarão a contar com a conexão.

O novo ponto de conexão em Flores de Goiás e os outros 134 pontos de Internet por satélite do Governo Federal integram o programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que oferta 10 Mbps de velocidade em locais específicos, como escolas públicas, bibliotecas e centros de assistência social.

Notícias relacionadas

O Programa Wi-Fi na Praça foi criado em agosto deste ano pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Telebras, e as antenas entregues fazem parte de prova de conceito do projeto. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades onde outras operadoras não têm interesse permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações. Goiás é o 6º estado a receber o programa.

Outros estados

Participaram da solenidade de instalação do programa nesta quarta-feira o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o Presidente Jair Bolsonaro. Ambos têm promovido uma série de viagens para inaugurações de novos pontos do programa nos últimos meses.

Desde o início de novembro, o Ministério das Comunicações, junto com a Telebras, inaugurou oficialmente 15 pontos do projeto à população de comunidades do Maranhão (3), Piauí (10), Alagoas (1) e, agora, em Goiás (1). Cada ponto de rede pode beneficiar, em média, mil usuários. Cerca de 12,5 mil antenas já foram entregues pelo Governo Federal em aproximadamente 3 mil municípios brasileiros. Mais de 9,5 mil antenas estão em escolas, dando apoio pedagógico aos professores e ajudando os alunos a acessar conteúdos online. 

As antenas se conectam ao SGDC, satélite brasileiro que alcança 100% do território nacional com a tecnologia da banda Ka de alta velocidade, operacionalizado pela Telebras em parceria com a Viasat para instalação das antenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!