Consulta traz apoio à ideia de sandbox regulatório

Modelo de sandbox regulatório permite inovação de regras e modelos de negócio

Uma das novidades colocadas pela Anatel na Consulta Pública 65, encerrada esta semana e que serviu para a tomada de subsídios para atualização regulatória, é a ideia de criar o modelo de "sandbox" no Brasil. Trata-se de um conceito regulatório moderno que permite a reguladores e atores de mercado testar soluções regulatórias e modelos de negócio inovadores com regras mais flexíveis e temporárias, permitindo um ambiente de maior liberdade de relações entre setor público, privado e consumidores.

A ideia recebeu apoio de diferentes entidades que comentaram. Chama a atenção por exemplo a manifestação favorável a este modelo de inovação regulatória por parte dos radiodifusores. Abert, SET e Globo fizeram contribuições na mesma linha, lembrando que ainda que a CP 45 tenha como foco regulação de telecomunicações, o modelo de sandbox seria bem-vindo para a radiodifusão, que tem regulamentação específica mas que, conforme as entidades, também passa pelo imperativo de uma modernização em seus modelos de negócio e regras setoriais. Os radiodifusores só pedem que haja cuidado para questões de interferência e solicitam a coordenação destes "laboratórios regulatórios" com o Ministério Das Comunicações, que regula o setor de rádio e TV.

Fomento

Notícias relacionadas

No entendimento da Camara-e.net, a Anatel deveria permitir um regime de sandbox regulatório não apenas para "conter intervenções ex-ante apressadas e descalibradas, mas também como medida de fomento para o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócio". 

A abordagem colaborativa e a participação da comunidade são bem-vindas, afirma a entidade, assim como incentivos para investimento em negócios inovadores, como incentivos fiscais, meios de financiamento e garantias de segurança jurídica. Mas argumento que precisa ter flexibilidade para eventuais correções de projetos. A duração do projeto poderia ser ampliada de dois anos no total (12 meses prorrogáveis por igual período) para quatro anos.

De acordo com a representante de empresas digitais, a Anatel deve estudar a criação de feriado regulatório após o vencimento do sandbox para dar um período de exclusividade para o desenvolvedor do projeto; estipular taxas e encargos a serem aplicados ao término do sandbox para evitar surpresas; edição de atos administrativos necessários à implantação do projeto sem óbices regulatórios após o término do prazo; e definição clara sobre possibilidades e restrições aplicáveis a investidores e desenvolvedores de projetos após o término do projeto para possibilidade de alienar, desinvestir ou transferir. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!