Publicidade
Início Newsletter Marcelo Calero pede demissão do Ministério da Cultura; Roberto Freire assumirá a...

Marcelo Calero pede demissão do Ministério da Cultura; Roberto Freire assumirá a pasta

Marcelo Calero, ministro da Cultura desde maio, pediu demissão da pasta. O Palácio do Planalto informou que o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) será o novo ministro da Cultura.

Inicialmente, Calero havia sido nomeado secretário nacional de Cultura, órgão que foi vinculado ao ministério da Educação por algumas semanas, mas que voltou a ter autonomia depois de movimentos de grupos culturais contra a medida.

A demissão não foi explicada pelo ministro, que alega apenas razão de ordem pessoal, e nem pelo Planalto. Em sua carta de demissão, Calero afirma que sai “com a tranquilidade de quem fez tudo o que era possível fazer, frente os desafios e limitações com os quais me defrontei”. Entre os rumores sobre sua saída estão um enfrentamento com o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) e dificuldades de atender a solicitações do Palácio do Planalto.

Notícias relacionadas

A mudança vem em um momento importante para o setor audiovisual, em que uma vaga para a diretoria da Ancine precisará ser definida em dezembro, quando termina o mandato de Rosana Alcântara, e com uma nova composição do Conselho Superior de Cinema que estava sendo desenhada, com uma ampliação da participação do setor empresarial.

Veja a carta na íntegra:

“Brasília, 17 de Novembro de 2016.

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Temer,

Agradeço a honra a mim concedida com o convite para ser Ministro de Estado da Cultura do Brasil de seu governo. Venho solicitar minha demissão em caráter irrevogável por razão de ordem pessoal. Durante os últimos seis meses, empreguei o melhor dos meus esforços, apoiado por uma equipe de extrema qualidade para pensar a política cultural brasileira. Saio do Ministério da Cultura com a tranquilidade de quem fez tudo o que era possível fazer, frente os desafios e limitações com os quais me defrontei. E que o fez de maneira correta e proba.

Respeitosamente,
Marcelo Calero Faria Garcia”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile