América Latina deverá aumentar disponibilidade de espectro em 57% até 2018

Pelo menos nove países na América Latina anunciaram recentemente processos de liberação de espectro para serviços móveis, o que pode acrescentar 1.556 MHz de banda até 2018, de acordo com a associação 5G Americas nesta sexta-feira, 18. Colômbia, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Honduras, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela deverão distribuir frequências, com destaque para o regulador hondurenho, que projeta mais do que dobrar a capacidade no período. Confira no gráfico abaixo fornecido pela entidade:

espectro-latam-5g-americas

A maioria das novas licitações será nas faixas de 700 MHz e 2,5 GHz, as mesmas utilizadas atualmente no Brasil. Haverá também leilão da banda AWS (1.700 MHz e 2.100 MHz).

Notícias relacionadas

Atualmente, ainda segundo a 5G Américas, a soma total de espectro alocado na América Latina é de 2.721 MHz. Dessa forma, o adicional apresentado pelos nove países representaria um aumento de 57% na disponibilidade de frequência para serviços móveis. A média do espectro alocado por país é de 339 MHz e as faixas mais utilizadas são a AWS, 1,8 GHz, 1,9 GHz e 2,5 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!