Senadores criticam proposta da Anatel de alterar destinação do 2,5 GHz

A polêmica iniciativa da Anatel de mudar a destinação da faixa de 2,5 GHz, usada prioritariamente hoje pelas empresas de TV por assinatura via MMDS, provocou mais uma vez debates acalorados no Congresso Nacional. Nesta quarta-feira, 18, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal realizou uma audiência sobre o tema com seis convidados representando os diversos segmentos afetados pela mudança no espectro, além do Ministério das Comunicações e da Anatel. E o laudo dos senadores é que a alteração não é benéfica para o País.
"A Anatel fez uma fábula dessa discussão. São várias 'chapeuzinhos vermelho', que são as empresas de MMDS, e um 'lobo mau' na história que, sem dúvida, são as empresas celulares que vão comendo pouco a pouco as chapeuzinhos", afirmou o senador Roberto Cavalcanti (PRB/PB), ilustrando sua crítica. "A Anatel está equivocada e espero que ela reveja isso." A preocupação de Cavalcanti, compartilhada por outros senadores, é que a telefonia móvel acabe dominando as telecomunicações no País em detrimento da diversidade de oferta que poderia ser alcançada também com o estímulo ao MMDS como alternativa nos serviços de banda larga. A proposta da Anatel redestina 140 MHz para o SMP, deixando apenas 50 MHz para o MMDS a partir de 2016.
O sensível tópico do "direito adquirido" que as operadoras de MMDS teriam sobre a faixa de 2,5 GHz também foi tratado pelos parlamentares. O senador Wellington Salgado (PMDB/MG) protestou contra os argumentos apresentados pela agência reguladora de que a mudança seguiria a necessidade de adequar o setor às inovações tecnológicas. Assim, seria importante garantir a transição da telefonia móvel para a quarta geração usando a faixa de 2,5 GHz. "É injusto você participar de uma licitação, onde se dá uma licença de 15 anos renovável por mais 15 anos, ter um avanço tecnológico e não permitir que as empresas tenham acesso a isso. E, depois, por conta dessa mesma evolução tecnológica, decidirem reduzir a faixa que você usa. É um absurdo o que está acontecendo", desabafou Salgado.

Notícias relacionadas
Certificados
O cerne da crítica do senador é o fato de a Anatel ter suspendido a homologação de equipamentos com tecnologia WiMAX que poderiam ser usados na faixa de 2,5 GHz para a oferta de banda larga com mobilidade restrita. A agência não emite esses certificados há cerca de um ano e meio, a partir de uma decisão do Conselho Diretor. Um dos argumentos que pesam para que a agência não solte os certificados é que não haveria empresas habilitadas para prestar WiMAX na faixa de 2,5 GHz, entendendo que as empresas de MMDS também necessitam de uma licença de SCM associada a estas radiofrequências para poder fazer a oferta de acesso à Internet. Neste ano, a Anatel associou o fim da suspensão à conclusão do processo de revisão de destinação da faixa. Assim, as certificações só serão restabelecidas quando a agência concluir o processo de mudança da destinação.
Ocorre que, mesmo com os argumentos da agência, este tema ainda gera controvérsias. Primeiro porque há um entendimento da área jurídica da agência de que a Anatel não pode se omitir sobre a emissão desses documentos, por ser um ato vinculado. Assim, a agência pode aprovar ou não o certificado, mas não se negar a analisá-lo. Outro aspecto, lembrado pelos senadores, é que as regras do MMDS permitiriam às operadoras prestar outros serviços além da TV por assinatura. De fato, a portaria nº 254/1997 do Minicom, que regula a oferta do MMDS, define o serviço garantindo que os "sinais a serem transmitidos poderão estar associados a qualquer forma de telecomunicação tecnicamente disponível". Além do mais, o MMDS não seria um serviço de TV por assinatura, mais uma modalidade de "Serviços Especiais".
Sobrevivência
Em defesa do trabalho da Anatel, o gerente de engenharia de espectro e radiofrequência da agência, Marcos de Oliveira, insistiu que o processo de revisão segue recomendações internacionais e tratados assinados pelo Brasil. Oliveira disse ainda que a intenção da reguladora não é prejudicar nenhum serviço. "A Anatel não quer acabar com o MMDS. Ela apenas quer fazer uma redivisão de uma faixa que se tornou nobre", declarou. O gerente ressaltou que os 50 MHz restantes ao MMDS no fim da transição "resolvem o problema da televisão, porque o MMDS é um serviço de TV por assinatura". Em outras circunstâncias, representantes da Anatel levantaram a possibilidade de a fatia de espectro ser suficiente também para a oferta de banda larga pelas operadoras, mas o gerente não confirmou essa teoria hoje. "O que posso garantir é que nenhuma empresa de MMDS tem licença de operação para SCM atualmente", arrematou.
O presidente da Neotec, Carlos André Lins de Albuquerque, reforçou o discurso em defesa da manutenção da faixa para o MMDS. "Seja SMP, seja MMDS, todos precisam de espetro para ser competitivos", afirmou. "Estão brincando de Deus e decidindo que a solução do País passa apenas pelo SMP", criticou o executivo. O presidente da ABTA, Alexandre Annenberg, apresentou uma proposta que tenta mediar a disputa. Annenberg sugeriu que a Anatel não faça a nova licitação de licenças, a partir da reconfiguração da faixa, em grandes lotes. "A venda pode ser feita cidade a cidade, viabilizando pequenos competidores locais", ponderou.
Já o diretor-geral da operadora de MMDS Acom Comunicações, Antônio Martins, colocou em dúvida a neutralidade da proposta de mudança da faixa. "Queremos trazer o WiMAX para o Brasil, mas a Anatel não deixa. Eu me pergunto quais são os interesses envolvidos na consulta pública nº 31. Por que não se libera os certificados? Quem definiu que a banda larga wireless é propriedade das operadoras móveis? Foi esta casa? Essas são questões que não cabe ao regulador decidir", desabafou o executivo.
O núcleo da defesa feita pelas operadoras móveis em favor da mudança de destinação do 2,5 GHz é o mesmo usado pelas operadoras de MMDS: a sobrevivência. O membro do Conselho de Administração da Acel, Mário Cesar Pereira de Araújo, alertou os senadores que, sem novas faixas para suportar o crescimento da telefonia móvel, o Brasil pode sofrer falhas nesse serviço em breve. As datas mais dramáticas são a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que serão sediadas pelo Brasil. "Os visitantes vão querer falar no celular. E se o serviço é ruim hoje, nesses momentos será ainda pior", diagnosticou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!