Limite de espectro no leilão do 5G não vai considerar fatiamento da Oi Móvel

O leilão do 5G vai trazer um novo cenário de distribuição de espectro no País, mas não vai ser o único. Por isso mesmo, a questão do fatiamento da Oi Móvel, vendida para a Claro, TIM e Vivo, foi levantada durante o processo de levantamento de informações promovido pela Anatel.

Ao responder a Vivo, a Comissão Especial de Licitação (CEL) da agência afirmou que o controle da quantidade de espectro das teles durante o leilão levará em consideração apenas as autorizações detidas na data da sessão de abertura, análise e julgamento das propostas de preço. 

Ou seja: o processo não irá considerar as frequências que serão obtidas e partilhadas por Claro, TIM e Vivo na compra da Oi Móvel, uma vez que o processo ainda está em análise na própria Anatel e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). E não há sinais de que a anuência prévia poderia sair antes da data de realização do leilão do 5G, em 4 de novembro.

Notícias relacionadas

A Vivo questionou ainda acerca da prorrogação onerosa do direito de uso das frequências, mas a CEL esclareceu que se trata de regulamentação setorial, cabendo então ao Conselho Diretor. Porém, reiterou ainda que a regulamentação à qual se refere o edital é a vigente à época do vencimento da autorização, e não na época da assinatura dos termos.

Conforme adiantado por TELETIME, os critérios de renúncia de espectro estabelecidos pela CEL também foram esclarecidos. Sem a apresentação do documento, a desistência da participação da proponente será considerada um descumprimento total da obrigação assumida e resultará na perda do direito decorrente da licitação, além da possibilidade de multa de 10% sobre o preço ofertado na proposta vencedora. 

A CEL também rejeitou o entendimento de que descumprimento de obrigação de fazer determinada pelo Conselho Diretor da Anatel não poderia impactar a declaração de regularidade da situação enquanto o Pado não for apurado em processo regular com decisão definitiva. A comissão coloca que a prestadora estará em situação irregular se não quitar sanções aplicadas  por decisão depois de esgotadas as instâncias administrativas, mesmo que não tenha havido a inscrição em dívida ativa ou no Cadin.

Assim como as outras prestadoras, a Vivo quis ter mais detalhes sobre o calendário no processo de migração da banda C para a Ku, incluindo distribuição e instalação de kits. Porém, a área técnica da Anatel apenas afirma que questões relacionadas à alteração do cronograma "serão oportunamente tratadas pelo GAISPI".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!