Edital de 5G não garante renovação da outorga por igual período

Os questionamentos levados à Anatel pelos diferentes proponentes interessados no edital de 5G trouxeram alguns esclarecimentos relevantes que terão grande impacto no futuro do mercado móvel. Um deles diz respeito ao prazo de outorga. A advogada Natalia Vasconcelos Baziewicz, do escritório de advocacia Mattos Filho Advogados, levantou dúvida sobre a renovação das outorgas dos diferentes lotes.

A pergunta é se a renovação se daria pelos prazos originais das autorizações, ou seja, 20 anos (exceto para os lotes com períodos mais curtos, de 10 anos, na faixa de 26 GHz). A pergunta foi feita em diferentes ocasiões e de diferentes maneiras, e a resposta da Anatel foi sempre a mesma: não é correto esse entendimento. 

A agência esclareceu que a renovação acontecerá ao final dos 20 anos da duração da autorização original seguindo as regras de renovação da agência, conforme dita o decreto que regulamentou a Lei 13.879/2019, o Novo Modelo. Ou seja, o edital não dá automaticamente a nenhum proponente o direito de renovar a outorga pelo mesmo período no futuro.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!