92% dos brasileiros possuem ou usam smartphones com frequência

O smartphone é o dispositivo mais usado entre os usuários brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Deloitte que foi apresentada nesta quinta-feira, 18, 92% dos consumidores possuem o handset ou utilizaram recentemente, um crescimento de 5 pontos percentuais em relação a análise feita um ano antes.

"A adoção de smartphone vem crescendo ano após ano no Brasil. "Ele faz parte da realidade do brasileiro. Já podemos ver, inclusive, a simbiose dele em funções do cotidiano, como o trabalho", explicou Marcia Ogawa, sócia-líder da Deloitte na área de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações.

Na questão, que era de múltipla escolha, os notebooks aparecem com 70% das respostas, um crescimento de 3 pontos percentuais ante 2017. Por sua vez, os desktops surgem com 64%, um incremento de 6 pontos percentuais. E os tablets aparecem com 48%, 4 pontos percentuais acima do ano anterior.

Notícias relacionadas

Embora o crescimento em tablets, notebooks e desktops tenha sido razoavelmente grande, Ogawa explicou que este incremento não é um crescimento real, mas uma consistência dos dispositivos, uma vez que eles mantêm a mesma média desde o começo da pesquisa em 2014. Ao comparar com os smartphones, a executiva explica que os handsets apresentam um crescimento exponencial ano a ano.

Os outros dispositivos citados na pesquisa são: celular convencional, com 20% (queda de 1 ponto percentual); Videogame portátil, com 12%  (igual a 2017); óculos de realidade virtual, com 10% (aumento de 2 pontos percentuais); os e-readers, com 9% (aumento de 2 pontos percentuais); smartwatches, com 9% (aumento de 1 ponto percentual); e pulseiras conectadas com 6% (queda de 1 ponto percentual).

Sobre o recuo em celulares convencionais, a social-líder da Deloitte acredita que esta é a migração natural da população para os smartphones. E o mesmo acontece com as pulseiras conectadas, uma vez que os consumidores começam a substituí-las por smartwatches por serem mais robustos em funcionalidades.

Uso

Em outra questão de múltipla escolha, a Deloitte perguntou aos donos dos respectivos aparelhos qual era a frequência de uso. Novamente, o smartphone lidera com 97% dos entrevistados dizendo que acessaram o dispositivo nas últimas 24 horas antes de responderem a pesquisa. Aparecem em seguida, desktop, com 76%; notebook, com 72%; smartwatch, com 61%; celular convencional, com 58%; pulseira conectada, com 57%; tablet, com 51%; e-reader, com 39%; videogame portátil, com 37%; e óculos de realidade virtual com 23%.

A consultoria fez ainda um recorte sobre a utilização de pulseiras por gênero. Na separação, 61% dos homens disseram que utilizaram o vestível 24 horas antes. Entre as mulheres, a porcentagem foi de 51%. Outra divisão feita foi do consumo de e-readers por idade que mostram jovens de 18 a 24 anos como os principais consumidores de livros eletrônicos no dia, com 45%. Pessoas com 35 a 44 aparecem em seguida, com 44%, entre 25 e 34 anos são 42%. E entre 45 e 55 anos obteve 26% das respostas.

Metodologia

O estudo faz parte de uma pesquisa global que a Deloitte realiza anualmente desde 2014. No mundo, a companhia ouviu 40 mil pessoas, de 18 a 55 anos, em 22 países. Para a análise, o Brasil colaborou com 2 mil entrevistas que foram feitas por meio de questionário eletrônico. A pesquisa aborda ainda dados de consumo de vídeo, smart home, hábitos de smartphone e uso de biometria. Essas informações serão divulgadas em uma série de matérias nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!