Publicidade
Início Newsletter Senado aprova Christian de Castro para a diretoria da Ancine

Senado aprova Christian de Castro para a diretoria da Ancine

Christian de Castro é sabatinado pela Comissão de Educação do Senado para a diretoria da Ancine

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 18, a indicação de Christian de Castro Oliveira para o cargo de diretor Ancine. Ele ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Manoel Rangel, que presidiu a agência.

Durante sua sabatina na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), no dia 10 deste mês, Christian de Castro fez uma defesa da simplificação regulatória e a necessidade de maior capacitação econômica do setor. Os pontos que ele defendeu foram:

1) Atuação da agência como mediadora, induzindo o desenvolvimento em parceria com o Conselho Superior de Cinema, Secretaria do Audiovisual e comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual;

Notícias relacionadas

2) Desburocratização: dar mais eficiência e eficácia em tudo o que a Ancine realiza, com simplificação e revisão das Instruções Normativas e a desoneração das exigências e intervenções ao setor, sobretudo dando mais agilidade para o FSA . “Dos R$ 3,7 bilhões destinados, apenas R$ 1,4 bilhão foi efetivamente aplicado”, lembrou Christian de Castro.

3) Sustentabilidade e equilíbrio. Segundo Castro, o mercado tem uma cadeia de valor ampla, do desenvolvimento ao consumo, passando pela produção e distribuição, além dos setores de infraestrutura e tecnologia. “Todos os setores têm possibilidade de receita, mas para ter sustentabilidade precisam estreitar relações de público com o consumidor, e a Ancine deve ampliar o escopo e aperfeiçoar o fomento, reduzindo o grau de dependência, adequando-se aos modelos de negócio existentes”, disse. Para ele, é possível tornar o Brasil em um centro relevante global de produção audiovisual.

4) Regionalização: Castro lembrou que o Nordeste foi a região que mais consumiu filmes brasileiros, mas isso não se refletiu no campo da produção. “Sou um produtor do Centro-Oeste e sei das barreiras. É preciso ampliar e aprimorar os programas existentes. A capacitação é fundamental e o fortalecimento dos elos da cadeia”. Segundo ele, essa é a principal ação de fortalecimento, além de convênios com universidades e fortalecimentos dos escritórios regionais da Ancine.

Com a aprovação em plenário, fica faltando apenas a nomeação presidencial para que ele possa assumir a diretoria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile