Vivo começa refarming de 1,8 GHz e testa LTE-Advanced com três portadoras

Dentro da estratégia de melhora na eficiência operacional e foco em tecnologias voltadas a dados, a Vivo anunciou que já começou a efetuar refarming na frequência de 1,8 GHz, liberando capacidade do 2G para usar no LTE. De acordo com o CRO (chief resources officer) da operadora, Rodrigo Dienstmann, a empresa já efetuou a limpeza de blocos de 5 MHz nessa faixa "em algumas cidades", com expectativa de fazer o mesmo com mais espectro ainda atribuído ao 2G. "Nossa estratégia é ser bem agressivo no 1.800 MHz nos próximos três ou quatro anos e depois, fazer o 850 MHz", declarou ele nesta terça, 18, na Futurecom.

O propósito é aumentar a eficiência do espectro e também incrementar o LTE. Com o 1,8 GHz, a Vivo anunciou também que começa a oferecer o LTE-Advanced, agregando portadoras das faixas de 2,6 GHz (atualmente já usada com 4G) e de 700 MHz, que será liberada com o desligamento da TV analógica. Nas cidades onde não será possível ainda usar 700 MHz, fará a agregação com as outras duas portadoras. Conforme contou Dienstmann, a operadora já realizou o uso simultâneo das três portadoras na cidade de Rio Verde (GO), a primeira a efetuar o switch-off.

Segundo a fornecedora Ericsson, a Vivo testou a agregação de três portadoras, totalizando 35 MHz, já em São Paulo, utilizando antena com múltiplas entradas e saídas (MIMO 4×4) e tecnologias 256QAM para proporcionar velocidades acima de 530 Mbps. Na demonstração, a operadora usou equipamentos da companhia sueca, além do modem Snapdragon X16 LTE da Qualcomm.

Notícias relacionadas

A estratégia de ofertar o LTE-Advanced conta com o switch-off e, para o presidente da Vivo, Amos Genish, o cronograma da limpeza da faixa de 700 MHz não sofrerá alterações. "Não vejo mudança no pensamento do ministro (Gilberto Kassab), acredito que a timeline será mantida", declarou. Em São Paulo, o desligamento da TV analógica deverá ocorrer em 29 de março de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!