Mercado único digital na América Latina é realidade distante na região

Um mercado único digital na América Latina poderia ser criado seguindo o modelo da União Europeia? Na opinião de representantes de operadoras, agências reguladoras e fornecedores durante debate na Futurecom nesta terça-feira, 18, a ideia interessa, mas o caminho seria muito tortuoso. Ainda não há uma entidade que dialogue com todos os países da mesma forma, tampouco laços históricos formados por necessidade de "resposta tecnológica" a economias mais parrudas. O que parece haver é uma corrida individual para ainda promover o acesso.

"Temos a inexistência de uma figura com instância política transnacional que possa promover uma diretriz única comum entre todos os países", atenta a diretora do departamento de políticas e programas setoriais em TICs do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Miriam Wimmer. Ela ressalta que as condições latino-americanas são diferentes da Europa, mas que um esforço e uma meta desejável "fazem todo o sentido".

Não que o Brasil esteja planejando. Wimmer reconhece não haver uma iniciativa do tipo nem mesmo internamente no País. "Nós não temos uma agenda digital brasileira, temos o PNBL, um conjunto enorme de iniciativas pelos ministérios mais ou menos compatíveis, nem sempre apontando para a mesma direção, e não temos um conceito ou diretriz clara de para onde estamos caminhando", analisa. A diretora do MCTIC diz que há na Secretaria de Política de Informática (Sepin) uma articulação com setores públicos e privados para mapear iniciativas existentes. Também a questão de articulação regional de recursos críticos da Internet, como no caso da transição da IANA para o modelo multissetorial, para que o mercado único digital seja alcançado.

Notícias relacionadas

O chefe da assessoria internacional da Anatel, Jeferson Fued Nacif, sugere como entidades transnacionais iniciativas como a Citel, que desenvolve trabalho com harmonização de espectro na região, e o próprio Mercosul como processos de integração. "O nosso grande desafio é entrar de forma institucionalizada em um único fórum que possa ajudar os países a estabelecer suas agendas digitais e pensar que aspectos podem ser trabalhados de forma regional", diz. "Caso contrário, seria apenas a união de diferentes agendas."

Infraestrutura

Nacif entende que há certas vantagens na região em relação à Europa, como ter basicamente duas línguas dominantes (espanhol e português), mas há grande desigualdade na penetração de Internet. Recentemente, a América Latina atingiu 54% de penetração segundo dados da Comissão de Banda Larga da ONU, mas há países na América Central onde os índices chegam abaixo dos 30%. Isso gera oportunidades de investimento, acredita, para servir como base da formação desse mercado único. "É necessário interconectar a região, temos poucos pontos de troca de tráfego (PTTs), é preciso fomentar tanto em nível nacional quanto regional", diz, citando ainda acesso a cabos submarinos que chegam pelo Atlântico.

"O elemento fundamental é ter infraestrutura, redes de alta velocidade; sem isso, não é possível avançar na economia digital", destaca o diretor da unidade de inovação e novas tecnologias da Comissão Econômica para América Latina (Cepal, entidade ligada às Nações Unidas), Mario Castillo. "O conceito de mercado único é muito ambicioso, a União Europeia ainda está preparando o seu, mas é uma maneira de preparar as tecnologias, conteúdo, comércio eletrônico e avançar a integração produtiva regional", considera.

O dividendo digital é a barreira fundamental para o diretor de políticas públicas da Asociación Interamericana de Empresas de Telecomunicaciones (Asiet), Juan Jung. "É imperativo para sociedades mais inclusivas o investimento em infraestrutura para ampliar a cobertura e chegar a todos os quinhões, mas também para aumentar a capacidade das redes fixas e móveis", declara. Segundo Jung, seriam necessários investimentos de US$ 400 bilhões na América Latina em sete anos para atender a essa necessidade.

Operadoras

O diretor-executivo digital (CDO) da Sky, Luiz Carlos Galvão Lobo Filho, acredita que há demanda para produtos digitais na região. "Hoje a gente sente na América Latina uma necessidade de homogeneidade mínima de disponibilidade e qualidade para oferecer serviços muito mais eficientes", afirma.

Na visão do diretor de relações governamentais da Oi, Marcos Augusto Mesquita Filho, a formação do mercado único traria "grande conforto" para os países, que deveriam promover a colaboração e compartilhamento para que "a infraestrutura pese cada vez menos e tenha escalabilidade que efetivamente não gere uma barreira a entrantes, buscando então a competição". Mesquita entende que os governos deveriam proporcionar melhores condições de tributação e regulação e perceber que têm mais a ganhar como usuário desse mercado único do que exercendo poder de política individual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!