IoT ainda traz incertezas ao setor

A Internet das Coisas (IoT) é o assunto do momento para fornecedores e operadoras, mas não necessariamente é um futuro definido no horizonte no Brasil. A diretora de novos serviços da Algar Telecom, Zaima Milazzo, entende que há um "momento de dúvida" no setor em relação à monetização dessa nova área. "A gente sabe que eficiência operacional vai aprender, mas tem que ver como a cadeia de valor vai distribuir; precisamos trabalhar em parceria e descobrir qual o ecossistema adequado para cada uma das oportunidades", declarou ela durante debate nesta terça, 18, na Futurecom.

O diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, José Gontijo, o cerne da IoT não é monitoramento e sensoriamento, mas a informação gerada e a forma como tratada e utilizada de maneira adequada. "Será onde estará o grosso do dinheiro", estima, ressaltando ser necessário que isso seja tratado "com carinho" pelo empresariado e pelo governo. Gontijo cita como exemplo de potencial de crescimento o uso em agricultura média e familiar. "Juntos são parcela grande da produção nacional, se colocar mum crescimento grande ali, avança tudo, inclusive o PIB."

Notícias relacionadas

Para o CTO da TIM, Leonardo Capdeville, a IoT é uma "fronteira natural" para o setor, que deverá lidar com um potencial acima de expectativas. Porém, é preciso chegar lá com a Internet antes. "Temos o desafio no Brasil de como fazer isso de forma real e com qualidade. A IoT vai acontecer, "uma vez que a conectividade chegue primeiro lá. "Acreditamos que será como foi quando chegaram os smartphones", declara. Mas ainda falta um longo caminho para permitir o desenvolvimento da Internet no País, como explica o diretor de tecnologia de rede e sistemas da Oi, Pedro Falcão. "A indústria está sendo ingênua relativamente à massificação em analogia com o que aconteceu quando operadoras deram acesso ao mundo", declara.

O importante é criar um ambiente regulatório e operacional adequado para esse novo modelo. "Se seguirmos na mesma linha de como conectamos pessoa, os modelos de negócio e regulação não param em pé", rebate o vice-presidente do grupo de negócios de operadoras da Huawei, Márcio Costa da Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!