Oracle aposta em big data e cloud para crescer em telecom

O movimento de aquisição de empresas especializadas em processos de negócios iniciado há cerca de cinco anos pela Oracle deram frutos e dão hoje à Oracle uma fatia importante do mercado de operadoras de telecomunicações e TV a cabo no Brasil e no Mundo, especialmente no que se refere à integração de canais e processos críticos de CRM, provisionamento, inventário e gerenciamento de políticas para os diferentes produtos e serviços entregues pelas prestadoras para o cliente final. "Hoje temos algum sistema em praticamente 80% das operadoras de telecom e cabo, especialmente envolvendo sistemas de customer experience e police management de serviços e aplicações nas rede, desde a ordem de serviço, captura, ativação e monitoramento dos canais de atendimento", explica o vice-presidente de vendas para o setor de telecomunicações da Oracle Brasil, Jaime Müller.

Notícias relacionadas
Uma vez bem posicionada nessa área de customer experience e police management, a Oracle aposta agora nas tendências de big data e soluções em nuvem para crescer no mercado de telecom. "Nos EUA, Europa e Ásia, os mercados estão em estágio mais de maturidade, em que o foco principal esta em diferenciação – com serviços, conteúdos, quad-play e outras linhas de negócio como TI como serviço – e na retenção e limpeza da base, para segmentação de clientes de maior valor. No Brasil, com o crescimento da base arrefecendo, estamos começando a entrar também nessa fase de maturidade e tudo desemboca no big data", avalia Müller.

Obviamente, trabalhar na análise combinada de imensa quantidade de dados estruturados e não estruturados originados nas redes é um processo diferente em cada operadora. "De fato vejo no mercado uma oportunidade sensacional para buscar essas primeiras referências de big data no Brasil, muitas operadoras já deram início a alguns projetos em direção a isso e estamos trabalhando com um timeframe de nove meses a um ano para as primeiras experiências concretas", estima.

Nuvem

Para soluções em cloud, a aposta do executivo da Oracle agora vai além da parceria que já tem com as operadoras para venda de soluções de sistemas de CRM, ERP e recursos humanos para o cliente final. "Claro que empresas de telecom têm investido muito em data center e veem empresas de tecnologia como complementares à sua oferta de hospedagem, comunicação e conectividade. Mas vemos as teles como um potencial cliente final da Oracle para Cloud", conta.

A proposta de Muller é fornecer a migração de aplicações e soluções usadas internamente pelas teles para a nuvem. "A ideia é começar a virtualização de sistemas internos por aqueles com baixa dependência em relação aos sistemas legados existentes, como field services, para integração offline e gerenciamento em cloud de pessoas que estão em campo; e-commerce; força de vendas; processos de recrutamento e seleção de talentos", enumera. De acordo com Müller, já há um grande grupo de operadores em implantação de alguns desses processos de migração para a nuvem, e algumas outras prestadoras em processo de avaliação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!