Nokia tem terceiro trimestre difícil, mas apresenta melhora

Como esperado pelo próprio presidente da Nokia, Stephen Elop, o terceiro trimestre do ano foi difícil para companhia finlandesa. O balanço financeiro do período de julho a setembro de 2012, divulgado nesta quinta-feira, 18, mostra que a fabricante observou recuo de 300 milhões de euros nas vendas líquidas em relação ao trimestre anterior. Grande responsável pela queda foi a venda da linha Lumia, que caiu de 4 milhões de unidades no segundo trimestre para 2,9 milhões agora, embora também fosse previsível por ser o fim do ciclo do produto. Em compensação, as medidas de arrocho feitas por Elop parecem estar dando resultados, pois a companhia vem progressivamente diminuindo suas perdas: de 826 milhões de euros no trimestre anterior para 576 milhões de euros neste último.

Notícias relacionadas
Ao todo, a Nokia observou uma queda de 4% nas vendas líquidas, acumulando 7,239 bilhões de euros contra 7,542 bilhões de euros no trimestre anterior. Nas vendas de smartphones, a companhia sentiu um grande baque, somando 976 milhões de euros nos últimos três meses contra 1,541 bilhão de euros no trimestre anterior, queda de 37%. Foram 6,3 milhões de telefones inteligentes vendidos, contra 10,2 milhões no período anterior, queda de 38%. A venda de aparelhos comuns, os chamados "feature phones", entretanto, conseguiram um discreto aumento de 3% no comparativo trimestral, saltando de 2,291 bilhões de euros para 2,366 bilhões de euros. No comunicado à imprensa, Stephen Elop afirmou que a boa resposta ao recém-lançado modelo touchscreen do featurephone Asha resultou em boas vendas.

Para o último trimestre do ano, a Nokia espera contar com o lançamento da nova linha de smartphones com o sistema operacional Windows Phone 8, continuando assim sua fase de transição para a plataforma da Microsoft. Até pela antecipação disso, justifica a Nokia, houve queda na venda de smartphones equipados com o sistema atual, o Windows Phone 7.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!