Compartilhamento de postes pode ser votado ainda neste ano

Com o final do prazo das contribuições na consulta pública para a proposta conjunta da Anatel e da Aneel sobre compartilhamento de postes nesta quinta-feira, 19, pode ser encerrado um processo que já dura sete anos: a disputa entre os setores de telecomunicações e de energia elétrica pelos preços cobrados no uso dessas infraestruturas. Segundo o ministro Paulo Bernardo, que falou durante o 5º Encontro Nacional da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) nesta quarta em São Paulo, as agências levarão cerca de um mês para analisar as sugestões. "Acho que o regulamento será votado até o final do ano. Vamos entrar no ano que vem com ele", garante o ministro.

Notícias relacionadas
Entretanto, antes disso, a Anatel terá de sortear um novo relator para a proposta. Na versão atual, que estabelece o preço de R$ 2,44 por ponto de fixação em postes (apenas como referência em casos de disputas), a função é do conselheiro e vice-presidente da agência, Jarbas Valente.

Bernardo considera que o regulamento proposto está adequado, dispensando a necessidade de instituir por decreto a questão. Perguntado sobre as queixas dos dois setores, que reclamam de engessamento e de "teto virtual" com o preço de referência, ele apenas disse que "a reclamação é livre", mas que o regulamento terá força de lei. "Anatel e Aneel precisam de um prazo para examinar os questionamentos e as contribuições que forem feitas. E tudo aquilo que for razoável vai ser levado em consideração." O compartilhamento de postes é assunto de reportagem de TELETIME na edição de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!