Anatel tem até o final do ano para disponibilizar a faixa T para pequenos provedores

Foi publicada nesta quarta, 18, a portaria assinada pelo ministro Paulo Bernardo que destina a faixa T da banda de 2,5 GHz para os provedores de pequeno porte. A Anatel tem até o final do ano para iniciar o procedimento administrativo que tornará disponível a faixa nas áreas em que estiver desocupada.

Notícias relacionadas
A faixa T, que vai de 2.570 MHz a 2.585 MHz, faz parte do bloco de 50 MHz em TDD que a Anatel manteve em poder das empresas com MMDS. Dessa forma, esse pedaço da faixa está livre nas cidades onde não há o MMDS. No edital de venda do 2,5 GHz para 4G, que aconteceu no ano passado, a Anatel não colocou a faixa T à venda; a ideia era disponibilizá-la para as prefeituras prestarem o serviço de banda larga, mas não se tem notícia de que de lá para cá tenha aparecido algum interessado.

Na portaria fica evidente a preocupação do ministério em que a disponibilização da faixa seja compatível com o porte das empresas a que ela se destina. "Ao definir as áreas geográficas da autorização, bem como os valores e as eventuais garantias a ela associados, a Anatel deverá considerar a sua compatibilidade com o porte dos prestadores de serviços de telecomunicações aos quais se destina a autorização", diz o texto. Além disso, o procedimento convocatório deverá, preferencialmente, ocorrer em formato eletrônico, permitindo a participação remota.

Outras faixas

A portaria também determina que, até o final do ano que vem, Anatel deverá estudar a disponibilização de outras faixas para os provedores de pequeno porte, entre elas: as subfaixas de 415,85 MHz a 421,675 MHz, de 425,85 MHz a 430MHz, de 1.785 MHz a 1.805 MHz e de 1.885 MHz a 1.895 MHz; e a subfaixa U da radiofrequência de 2.500 MHz a 2.690 MHz.

Além dessas faixas, a portaria determina que a Anatel, no mesmo prazo, estude a disponibilização de outras faixas para uso licenciado e não licenciado. Sabe-se que os pequenos provedores também querem condições diferenciadas de disputa da faixa de 3,5 GHz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!