Claro anuncia 2º lugar no ranking; para Anatel é empate técnico com TIM

Apesar de a Anatel informar que Claro e TIM estão empatadas no market share de telefonia móvel no Brasil, com 25,09% de participação cada, o presidente da Claro, João Cox, anunciou a vice-liderança de sua empresa, atrás apenas da Vivo, durante audioconferência nesta quinta-feira, 18. Empurrou, assim, a TIM para o terceiro lugar. Segundo o executivo, a Claro deteve em agosto 25,092% de participação ante 25,088% da TIM e 30,12% da Vivo. E advertiu que a meta sempre foi conquistar a liderança; ultrapassar a TIM foi apenas superar uma etapa no caminho. A Claro registrou 34.732.117 clientes em agosto, 5.778 a mais que a TIM, com 34.726.339.
A portabilidade naturalmente não teve qualquer efeito sobre o resultado, já que começou a vigorar em setembro. Mas poderá fazer diferença futuramente, segundo Cox, que diz ganhar dois clientes para cada um que perde. Procurada por este noticiário, a TIM respondeu laconicamente, via comunicado: "A TIM considera a participação de mercado importante, porém sempre priorizou a rentabilidade."
A conquista de clientes em algumas regiões ajudou a Claro em sua escalada. O executivo argumenta que a empresa obteve 2 milhões de clientes em Minas Gerais, carteira que outras teles demoraram dez anos para conseguir. Além disto, estaria se saindo bem em Goiânia, interior de São Paulo e Rio Grande do Sul. O Dia dos Pais, em agosto, também teria impulsionado as vendas.

Notícias relacionadas
A terceira geração de serviços móveis foi outro fator positivo para a Claro, que está presente em 20 unidades da federação e entra em mais três até o final deste mês. O sinal de 3G está disponível em áreas com 65 milhões de habitantes.
Com a entrada do iPhone, da Apple, a diferença de clientes entre as operadoras poderá não ser significativa, porque o aparelho é de alta tecnologia e, portanto, o custo não é tão acessível para as grandes massas. Mas como TIM e Oi não têm contrato com a Apple para o produto, neste caso a competição será com a Vivo.

O ranking da Anatel

De acordo com o balanço oficial da Anatel, divulgado nesta quinta-feira, foram habilitados mais 3,089 milhões de celulares, o que representa um crescimento de 2,28% em relação ao mês anterior. Ao todo, o Brasil tem hoje 138,420 milhões de telefones móveis em operação e a teledensidade nacional já está na casa dos 72,09%.
Mas a maior novidade nos dados divulgados pela agência reguladora é o acirramento na disputa pelos primeiros lugares no ranking das operadoras. A Vivo permanece na liderança do serviço, com 30,12% dos assinantes (eram 30,25% em julho). Claro e TIM aparecem tecnicamente empatadas em segundo lugar, com 25,09% cada uma. O empate é ponto positivo para a Claro, que tinha 24,82% dos assinantes em julho, enquanto a TIM tinha 25,26%.
A Oi aparece em quarto lugar, com 15,62% de market share (era 15,48% em julho). Nas últimas colocações estão Brasil Telecom GSM, com 3,72%; CTBC Celular, com 0,31%; e Sercomtel Celular, com 0,05% de participação no mercado nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!