Relatório de Fagundes sobre projetos sai logo, mas não esta semana

Até o momento, o deputado Jorge Bittar (PT/RJ) vem dando o tom sobre o que deve ser o projeto de lei que tratará dos serviços de TV por assinatura e da produção, programação e provimento de conteúdos em meios convergentes. Mas vale lembrar que Bittar, oficialmente, só será relator dos chamados "projetos convergentes" quando o tema chegar à Comissão de Comunicação da Câmara. Por enquanto, quem dá o tom é o discreto deputado Wellington Fagundes (PR/MT), presidente e relator da matéria na Comissão de Desenvolvimento Econômico. Segundo apurou este noticiário, o deputado gostaria de ter apresentado o seu substitutivo esta semana, mas não conseguiu concluí-lo. Pretende, segundo pessoas próximas, apresentá-lo "o mais breve possível", depois de ouvir a opinião da Anatel, com quem pretende ajustar detalhes da redação.
Fagundes deixou transparecer a alguns de seus interlocutores parte de seu pensamento. Por exemplo, é contra restrições de capital estrangeiro para TV paga. Também é favorável à imposição de algum tipo de contrapartida para a entrada das teles no mercado de TV por assinatura, sobretudo quando isso ocorrer na mesma área de atuação da tele como concessionária. E em relação às cotas de programação, tão defendidas por Bittar, Fagundes seria bem menos detalhista. Por ele, apenas alguma menção à essa possibilidade seria suficiente.
Ou seja, tudo indica que da proposta de Fagundes poderá ser depreendido o modelo de como as teles entrarão no mercado de TV paga.

Notícias relacionadas
A demora de Fagundes em apresentar seu relatório causou certa apreensão entre os deputados da comissão de comunicação, que gostariam de começar a "colocar a mão na massa" esta semana. Mas Fagundes está pressionado. Sabe que se demorar, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, pode chamar o projeto para o plenário. Ou pode ser atropelado por um projeto vindo da Casa Civil.

Interferência

Aliás, segue causando desconforto no Congresso a idéia da Casa Civil de retomar o grupo de trabalho sobre a Lei de Comunicação para encaminhar, em 60 dias, um anteprojeto. Conforme adiantou este noticiário, o assunto está sendo reavivado pelo Planalto, como confirmou André Barbosa, assessor especial da ministra Dilma Rousseff na abertura da Conferência Nacional Preparatória de Comunicações, realizada pela Câmara e Senado nestas terça e quarta, 18 e 19, em Brasília. O deputado Jorge Bittar diz não ter sido, até o momento, procurado por ninguém da Casa Civil. Já Paulo Bornhausen (DEM/SC), autor de um dos projetos, disse que esse movimento pode ser interpretado como uma manobra protelatória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!