A Brasil Telecom está construindo uma base de clientes que aceitem receber comunicação publicitária via celular. Até agora, 800 mil usuários, equivalentes a 20% dos aparelhos com recursos de mensagem de texto (SMS) na base da tele concordaram com esse tipo de mídia. A iniciativa para adesão (Opt-in) é do próprio cliente, que responde a uma pergunta que consta no menu do SIM card há um ano. Outro serviço é a venda de espaço para a realização de leilões com a participação da rede móvel. Em dois meses, mais de dez empresas compraram espaço para realização dos leilões. A expectativa da operadora é de que em 12 meses este serviço adicione entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão no Ebitda da BrT.
O diretor de operação móvel e novos negócios da Brasil Telecom, Roberto Rittes, disse que desde o lançamento da publicidade no celular foram realizadas algumas campanhas publicitárias para medir o retorno, com Reebok, Microsoft, Fiat Punto, Mobile Fun, Palm, Editora Abril e C&A. No caso do Fiat Punto, 6% dos usuários responderam à campanha para acessar o site Wap da montadora e ver, em primeira mão, as informações do novo modelo de veículo, com fotos e informações especiais. Rittes considera que foi um bom resultado, pois a média de retorno em marketing direto é de 2% a 3%, o que já é considerado bom.
O gerente de SVA da Brasil Telecom, Rafael Magdalena, disse que há várias formas de medir a reação do cliente com o marketing direto, ou simplesmente divulgar uma marca. Citou como exemplo a marca Movilisto, da empresa de SVA Mobile Fun, que fez a primeira campanha para vender serviços: o cliente receberia um alerta diariamente no celular sobre temas como esportes, notícias nacionais e poemas, entre outros. A base de usuários foi dividida em quatro, sendo que foi proposto um tipo de conteúdo para cada grupo. Os executivos se surpreenderam porque o maior retorno foi oriundo do grupo de poemas. A campanha seguinte direcionou esse tipo de conteúdo para todos os clientes.
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