BrT cria base de clientes para envio de publicidade via SMS

A Brasil Telecom está construindo uma base de clientes que aceitem receber comunicação publicitária via celular. Até agora, 800 mil usuários, equivalentes a 20% dos aparelhos com recursos de mensagem de texto (SMS) na base da tele concordaram com esse tipo de mídia. A iniciativa para adesão (Opt-in) é do próprio cliente, que responde a uma pergunta que consta no menu do SIM card há um ano. Outro serviço é a venda de espaço para a realização de leilões com a participação da rede móvel. Em dois meses, mais de dez empresas compraram espaço para realização dos leilões. A expectativa da operadora é de que em 12 meses este serviço adicione entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão no Ebitda da BrT.
O diretor de operação móvel e novos negócios da Brasil Telecom, Roberto Rittes, disse que desde o lançamento da publicidade no celular foram realizadas algumas campanhas publicitárias para medir o retorno, com Reebok, Microsoft, Fiat Punto, Mobile Fun, Palm, Editora Abril e C&A. No caso do Fiat Punto, 6% dos usuários responderam à campanha para acessar o site Wap da montadora e ver, em primeira mão, as informações do novo modelo de veículo, com fotos e informações especiais. Rittes considera que foi um bom resultado, pois a média de retorno em marketing direto é de 2% a 3%, o que já é considerado bom.
O gerente de SVA da Brasil Telecom, Rafael Magdalena, disse que há várias formas de medir a reação do cliente com o marketing direto, ou simplesmente divulgar uma marca. Citou como exemplo a marca Movilisto, da empresa de SVA Mobile Fun, que fez a primeira campanha para vender serviços: o cliente receberia um alerta diariamente no celular sobre temas como esportes, notícias nacionais e poemas, entre outros. A base de usuários foi dividida em quatro, sendo que foi proposto um tipo de conteúdo para cada grupo. Os executivos se surpreenderam porque o maior retorno foi oriundo do grupo de poemas. A campanha seguinte direcionou esse tipo de conteúdo para todos os clientes.

Notícias relacionadas
Rittes explicou que não há um número predeterminado de quantos SMS de publicidade podem ser enviados aos usuários: ?Não existe nada na literatura. Temos que ser muito criteriosos e medir para ver se está havendo muito opt-out (cancelamente da adesão)?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!