Na maioria das capitais do Norte e Nordeste, 5G ainda não tem previsão

Foto: Pixabay

O Grupo de Acompanhamento de Interferências da faixa de 3,5 GHz (Gaispi) confirmou em reunião nesta quinta-feira, 18, a liberação do espectro em Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória, que poderão ativar o 5G a partir da próxima segunda-feira, 22. Porém, outras capitais – a maioria no Norte e Nordeste – ainda não têm previsão de quando terão a disponibilização da tecnologia.

Segundo o conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, a Entidade Administradora da Faixa (EAF) não repassou nenhuma informação a respeito de um possível cronograma das próximas cidades. "Não temos ainda nenhuma capital em estágio adiantado", colocou ele em coletiva de imprensa online. 

Questionado sobre a proeminência de capitais das regiões Norte (seis: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém) e Nordeste (sete cidades: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina e São Luís) que terão o 5G adiado, o conselheiro reiterou que o edital não coloca priorização de cidades, e que isso não seria uma decisão das operadoras. "É a própria EAF que vai identificando e limpando [a faixa de 3,5 GHz]. Não sei porque priorizou capitais, mas certamente é por logística e para acelerar o processo", destacou.  

Notícias relacionadas

É uma questão também de o Conselho Diretor aprovar o pedido do Gaispi de prorrogar por mais 60 dias a limpeza da faixa e ativação do 5G. Conforme antecipado por TELETIME, a matéria está sob relatoria do conselheiro Vicente Aquino, e a expectativa de Moreira é que seja pautada "até o final do mês" – que é o prazo necessário, uma vez que há o vencimento do cumprimento das obrigações do edital no dia 29 de agosto caso não seja adiado. De todo modo, a próxima reunião ordinária do Gaispi acontecerá no dia 14 de setembro.

Ativação

Nas capitais onde a faixa estará disponível, novamente as operadoras ultrapassaram a quantidade mínima exigida de estações radiobase (ERBs), pelo menos dobrando a meta da obrigação. Confira:

CidadeERBs totalERBs cadaPedidos de ERBsVariação
Rio de Janeiro25284723287%
Palmas12421175%
Florianópolis18643239%
Vitória15529193%

Conforme explicou o superintendente de de outorga e recursos à prestação (SOR) da Anatel e coordenador do Gaispi, Vinícius Caram, essas antenas têm sido cadastradas pelas operadoras como híbridas – ou seja, disponíveis tanto para a tecnologia 5G standalone como para não standalone. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!