Publicidade
Início Newsletter Anatel prorroga prazo de liberação da faixa de 3,5 GHz para o...

Anatel prorroga prazo de liberação da faixa de 3,5 GHz para o 5G

Foto: Pexels

Logo após a reunião do Grupo de Acompanhamento de Interferências da faixa de 3,5 GHz (Gaispi) na manhã desta quinta-feira, 18, quando foi aprovada a liberação do espectro para Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória, o Conselho Diretor da Anatel decidiu prorrogar o prazo dos trabalhos de limpeza por mais 60 dias. Desta forma, as 15 capitais restantes – a maior parte no Norte e Nordeste – têm agora até o dia 28 de outubro para ter a faixa liberada para o lançamento do 5G. 

Por sua vez, as operadoras terão outros 30 dias para inicializar a operação comercial do 5G standalone nessas localidades – ou seja, até 28 de novembro. Isso não impede que Claro, TIM e Vivo possam oferecer o 5G em 3,5 GHz tão logo a faixa seja liberada, como tem ocorrido nas capitais onde a limpeza já foi efetuada – Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. 

A decisão foi tomada em circuito deliberativo nesta quinta-feira, sob relatoria do conselheiro Vicente Aquino. A medida, justifica a Anatel, “foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS)”. 

Notícias relacionadas

Esse trabalho de mitigação, com a instalação de filtros nas estações profissionais, é de responsabilidade da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF, ou Siga Antenado). O conselheiro Moisés Moreira, presidente do Gaispi, afirmou que o atraso – e o fato de afetar mais cidades do Norte e Nordeste – aconteceu por conta de questões logísticas. No comunicado à imprensa, a Anatel reforçou que isso não impede que o Gaispi decida liberar capitais antes do prazo final, no caso de a EAF constatar a limpeza necessária. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile