Anatel e FCC discutem 5G, espectro e certificação de equipamentos

O presidente da Anatel, Leonardo de Morais, e o presidente da Federal Communications Commission (FCC) dos EUA, Ajit Pai, participaram de um encontro virtual realizado nesta última segunda-feira, 18, de acordo com a reguladora brasileira. 

Segundo comunicado publicado pela agência, a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para aprimorar o intercâmbio de informação e boas práticas regulatórias entre as duas instituições esteve na pauta.

O documento, ainda em estágio de elaboração, poderá incluir temas como a alocação de espectro para atender novos serviços e um acordo de reconhecimento mútuo para certificação e homologação de equipamentos de telecomunicações. Este noticiário apurou ainda que um outro foco do MOU será sobre políticas comuns de combate à prática de "robocalls", ou chamadas automáticas de telemarketing, que é uma das grandes preocupações da FCC. O Brasil é país originador de boa parte dessas chamadas e por isso a preocupação da agência reguladora dos EUA.

Notícias relacionadas

No encontro também foram abordadas as perspectivas relativas à implantação do 5G nos dois países, mas não há no MOU nenhuma referência a fabricantes chineses ou políticas de segurança, segundo apurou este noticiário.

Em outubro do ano passado, o presidente da FCC já havia sinalizado um trabalho conjunto com reguladoras de diversos países, incluindo o Brasil. Na ocasião, cibersegurança e robocalls estiveram entre os temas mencionados. (Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!