Ramal uruguaio do cabo Monet é inaugurado

A operadora uruguaia Antel inaugurou nesta sexta-feira, 18, cabo submarino que conecta o Uruguai ao Brasil, unindo a cidade de Maldonado a Praia Grande (SP). A partir do município paulista, a rota se integra ao cabo Monet, sistema que interligará o País com os Estados Unidos  (Boca Ratón, Flórida) e é realizado em parceria da tele sul-americana com a Algar Telecom, Angola Cables e Google. O investimento da Antel divulgado em 2014 era de US$ 73 milhões.

Em comunicado, a Antel afirma que o Uruguai terá "um canal próprio e direto à Internet, uma rodovia de informação fundamental que garantirá novas oportunidades para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país". Destaca ainda que o sistema submarino é próprio e, por isso, "pela primeira vez na história", a nação terá "plena soberania e independência em matéria de telecomunicações".

O cabo submarino Monet terá infraestrutura de mais de 10 mil km e capacidade de 60 Tbps. Da cidade de Miami, cuja responsável pela landing station é o Google, o data center da Equinix será conectado através da infraestrutura ótica às cidades brasileiras de Fortaleza e Praia Grande, de onde ocorrerá a distribuição do tráfego pela América do Sul. As infraestruturas nas duas cidades brasileiras serão fornecidas pela Angola Cables e Google, respectivamente.

Notícias relacionadas

No final do terceiro trimestre do ano passado, a promessa era de o Monet entrar em operação no final do primeiro semestre de 2017. A nova data de entrega é outubro – segundo apurou este noticiário, até dezembro a Algar Telecom deverá finalizar a iluminação de seu par de fibra, assim entrando em operação.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!