Conselho questionará dados do relatório da Ouvidoria

(Atualizada às 18:30) O conselho diretor da Anatel deve contestar alguns pontos do relatório da Ouvidoria da Anatel referentes ao ano de 2016. Segundo o presidente da agência, Juarez Quadros, há algumas discrepâncias em relação aos dados apurados pela secretaria do conselho e os dados publicados pela Ouvidoria em relação às deliberações tomadas pelo conselho: enquanto a ouvidoria aponta apenas 502 deliberações em 917 matérias pautadas, chegando a um percentual de deliberações de apenas 55,4%, a secretaria do conselho diretor tem um dado de 865 deliberações, o que leva o percentual a 94%. "Vamos apresentar esse dado para a Ouvidoria e tentar entender a razão de tamanha diferença", diz Quadros. O levantamento detalhado dos dados discrepantes ainda está em elaboração e será objeto de uma nota oficial.

Segundo apurou este noticiário junto à Ouvidoria, a diferença possivelmente se dá porque foram considerados no relatório anual apenas as deliberações tomadas a partir de matérias pautadas em reuniões do conselho diretor abertas, ficando de fora questões administrativas e questões resolvidas apenas em circuito deliberativo, pelo qual os conselheiros da agência decidem pela Internet. A Ouvidoria, ao saber das críticas do conselho, refez os cálculos e chegou a um número de 520 matérias deliberadas, e não 502, erro que está dentro da margem da pesquisa.

Segundo a ouvidora Amélia Alves, é preciso que o conselho diretor compreenda a metodologia adotada pela Ouvidoria, que é coerente com o levantamento feito nos anos anteriores. "Ao construir os relatórios, procuramos a justeza e afastamos qualquer possibilidade de subjetividade", diz a ouvidora. "Nosso papel é avaliar o desempenho da Anatel, por isso temos uma metodologia para a sistematização dos dados. Nós buscamos os dados na própria Anatel. O relatório é a agência falando para a própria agência", diz ela. Segundo Amélia Alves, há pouca cultura de discussão dos resultados das avaliações. "A avaliação é para melhorar as coisas, não para destruir". Ela diz que as bases de dados da Anatel conversam pouco entre si, apesar de haver muita informação disponível. "Nosso esforço com o relatório (na questão das matérias deliberadas) foi alertar para os esforços de retrabalho entre a área técnica e o conselho da agência".

Notícias relacionadas

Dados reservados

O conselho diretor da Anatel também ficou preocupado com a possibilidade de que o relatório da Ouvidoria tenha publicado dados reservados das empresas, como a Receita Operacional Líquida por serviço, inclusive de prestadoras que não têm balanços públicos, como a Sky ou a Claro. Segundo Quadros, estas informações são fornecidas reservadamente para a análise da agência, que se compromete a mantê-los em sigilo, mas a Ouvidoria pode requisitar quaisquer informações e acompanhar toda as discussões, cabendo a ela a responsabilidade pela confidencialidade. A  Ouvidoria, por sua vez, esclareceu a este noticiário que os números de Receita Operacional Líquida foram publicados por exemplo no Relatório de Desempenho Econômico de 2013 da agência, e que por isso foram tratados como não-sigilosos.

Vale lembrar que a Ouvidoria tem total autonomia em relação à direção da Anatel para elaborar seu relatório. Por lei, o documento é submetido ao presidente da República, ao Congresso Nacional, ao MCTIC e ao Conselho Diretor, além do Conselho Consultivo, que está inativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!