Superintendência do Cade pede condenação da Oi por cortar cabos da GVT

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu a condenação da Oi por infração consistente à ordem econômica, no processo administrativo aberto pela GVT entre 2008 e 2009. De acordo com a reclamação, a Oi cortou cabos de telefone da GVT que ficavam em prédios residenciais. Esses cabos faziam parte de uma rede compartilhada pelas prestadoras de serviço de telefonia e TV a cabo nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal.

O parecer da superintendência recomenda a condenação da concessionária nas queixas relativas ao corte de cabos de ligação de telefones da GVT, tanto junto aos postes de acesso aos edifícios residenciais, quanto nos acessos prediais e às tentativas fraudulentas de impedir o livre exercício da portabilidade numérica.

Quanto às reclamações referentes à provocação dolosa de falhas técnicas e lentidão no tráfego de dados da GVT quando essa empresa utilizava-se de interconexões com a rede da Oi e a supostas ameaças físicas e morais, por parte de prepostos da concessionária, contra os instaladores de sistemas de telefonia da GVT, por não restar configurada matéria concorrencial, a recomendação foi de arquivamento, por falta de comprovação de dano a concorrência.

Notícias relacionadas

Em sua defesa, a Oi ressaltou que as duas empresas chegaram a assinar acordo definindo a utilização conjunta da infraestrutura de acessos prediais em todas as regiões do PGO, tendo as companhias concordado com a extinção de todos os processos judiciais e administrativos em curso referentes ao tema. "Ressalte-se que a decisão das empresas de extinção dos processos judiciais não afasta a atuação do Cade frente a atos lesivos à concorrência, devendo este órgão atuar de forma repressiva frente a atos que possuam o potencial de lesar a livre competição no mercado", assinalou o órgão.

As decisões finais sobre a condenação e a provável aplicação de multas caberão ao plenário do órgão antitruste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!