Publicidade
Início Newsletter Serviços de Comunicação recuam 1,7% em junho, aponta IBGE

Serviços de Comunicação recuam 1,7% em junho, aponta IBGE

Os serviços de informação e comunicação registraram queda de 1,7% em junho na comparação com o mesmo mês de 2014. Em maio e abril os recuos foram menores, de -0,8% e -0,1%, respectivamente. No ano, a variação é negativa e ficou em -0,2%, mas nos últimos 12 meses acumula alta de 0,5%, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 18, pelo IBGE. Os serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), que incluem as telecomunicações e tecnologia da informação, variaram 1,3%. No semestre, a alta foi de 1%; e de 1,2% em 12 meses.

Já os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram forte queda de 18,1%, devido ao efeito base da Copa do Mundo, que contribuiu para um crescimento de 22,8% em junho de 2014. Cortes de despesas em publicidade e propaganda pelos governos e empresas privadas também contribuíram para a retração, avalia o instituto. No semestre, a queda ficou em 7,1%; e em 3,6% em 12 meses.

No geral, a receita nominal do setor de serviços registrou um crescimento de 2,1% em junho frente a igual mês do ano anterior. Pelos dados do instituto, que não levam em conta a inflação, no primeiro semestre a taxa acumulada atingiu 2,3%. Em 12 meses, o resultado ficou positivo em 3,5%. Embora mostrem um crescimento, os três dados são os piores já registrados em junho pelo IBGE desde o início da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), em 2012.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile