Governo dos EUA mantém contrato com ICANN até 2016

O órgão administrativo de telecomunicações e informação do departamento de comércio dos Estados Unidos (NTIA) confirmou na noite da segunda-feira, 17, que vai estender o contrato com a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) por pelo menos mais um ano, sendo possível renovação. O acordo, válido para a prestação das funções técnicas da Internet Assigned Numbers Authority (IANA), deveria expirar em 30 de setembro próximo, mas a NTIA entendeu que ficou "cada vez mais aparente nos últimos meses que a comunidade precisa de mais tempo para completar seu trabalho".

Em post no blog oficial, o administrador da NTIA, Lawrence Strickling, confirmou que as entidades que estão elaborando a proposta da transição da tutela das funções da IANA para o modelo multissetorial já tinham dito em maio: que o processo pode demorar até pelo menos setembro do ano que vem. Com isso, a entidade do departamento do comércio dos EUA encaminhou para o congresso americano na última sexta, 14, o plano de estender o contrato com a ICANN. "Além de 2016, temos opções de estender o contrato para até três anos adicionais, caso necessário".

Apesar da possibilidade de demorar ainda mais do que o previsto, Strickling diz que os grupos já estão planejando a transição e já estão recebendo consultas com as propostas. Essa consulta pública segue em aberto.

Notícias relacionadas

Saída do gerenciamento da zona de raiz

Em paralelo a esse movimento, Strickling também pediu à ICANN e à subcontratante de certificados Verisign que submetam uma proposta para detalhar a melhor maneira para remover o papel administrativo da própria NTIA no gerenciamento da zona de raiz. A ideia é que isso seja feito de maneira que garanta o DNS fique seguro, estável e com resiliência. No modelo atual, a Verisign edita e distribui o arquivo da zona de raiz após receber autorização do órgão administrativo. A proposta foi encaminhada, e o teste ocorrerá "em um ambiente paralelo para não interromper a operação atual". A NTIA não definiu quando esses testes acontecerão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!