INdT cria aplicativo de segurança com reconhecimento facial

Desenvolvedores do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), de Manaus, criaram um aplicativo móvel que transforma a face de uma pessoa na chave para desbloquear seu celular. O "Facelock", como foi batizado, é um aplicativo de reconhecimento facial que usa a câmera frontal de um telefone móvel para identificar a face do seu dono. Criado para Symbian^3, uma versão beta do Facelock será disponibilizada para download na Ovi Store até o fim de setembro.
Para bloquear o aparelho, o aplicativo tira uma foto do dono. Depois, o desbloqueio é feito mirando a câmera frontal para o mesmo rosto e sobrepondo-o à imagem anterior. É importante que o ângulo e a distância da câmera sejam parecidos, pois a identificação é feita pela comparação das duas imagens. As fotos são feitas em preto e branco, para que cores não atrapalhem o reconhecimento. O uso de um chapéu ou a incidência de uma luz muito diferente podem impedir a identificação. O usuário pode definir diferentes gradações de precisão na comparação das imagens.
O Facelock foi criado durante uma maratona de desenvolvedores realizada no ano passado em Londres, na Inglaterra. A equipe do INdT, composta por dois programadores e um designer, foi a vencedora. Eles tiveram apenas 36 horas para criar o aplicativo. A ideia do Facelock surgiu a partir da observação do próprio comportamento humano. "Nós fazemos reconhecimento facial o tempo inteiro, no dia-a-dia. Um bebê quando olha para a mãe, abre um sorriso", compara Jackson Feijó, um dos desenvolvedores do INdT que criou o Facelock.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!