Publicidade
Início Teletime INdT cria aplicativo de segurança com reconhecimento facial

INdT cria aplicativo de segurança com reconhecimento facial

Desenvolvedores do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), de Manaus, criaram um aplicativo móvel que transforma a face de uma pessoa na chave para desbloquear seu celular. O "Facelock", como foi batizado, é um aplicativo de reconhecimento facial que usa a câmera frontal de um telefone móvel para identificar a face do seu dono. Criado para Symbian^3, uma versão beta do Facelock será disponibilizada para download na Ovi Store até o fim de setembro.
Para bloquear o aparelho, o aplicativo tira uma foto do dono. Depois, o desbloqueio é feito mirando a câmera frontal para o mesmo rosto e sobrepondo-o à imagem anterior. É importante que o ângulo e a distância da câmera sejam parecidos, pois a identificação é feita pela comparação das duas imagens. As fotos são feitas em preto e branco, para que cores não atrapalhem o reconhecimento. O uso de um chapéu ou a incidência de uma luz muito diferente podem impedir a identificação. O usuário pode definir diferentes gradações de precisão na comparação das imagens.
O Facelock foi criado durante uma maratona de desenvolvedores realizada no ano passado em Londres, na Inglaterra. A equipe do INdT, composta por dois programadores e um designer, foi a vencedora. Eles tiveram apenas 36 horas para criar o aplicativo. A ideia do Facelock surgiu a partir da observação do próprio comportamento humano. "Nós fazemos reconhecimento facial o tempo inteiro, no dia-a-dia. Um bebê quando olha para a mãe, abre um sorriso", compara Jackson Feijó, um dos desenvolvedores do INdT que criou o Facelock.

Notícias relacionadas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile