Apesar das três maiores operadoras do Brasil concentrarem volume expressivo de reclamações no Consumidor.Gov, as companhias apresentaram índices de solução de problemas superiores aos de bancos e plataformas digitais no primeiro semestre de 2024.
A informação foi levantada por TELETIME a partir dos dados abertos do serviço público do governo, criado como alternativa de resolução de problemas de consumidores com empresas no País.
No intervalo, a Vivo solucionou 89% das queixas, seguida pela TIM (87,3%) e Claro (86%). Ou seja, o índice médio de solução no ConsumidorGov das teles ficou em 87,4%.
Já o índice médio de solução dos cinco bancos foi de 75,9% – tendo como instituição financeira melhor avaliada nesse ponto a Caixa, com 79,9%.
Em relação às plataformas digitais, Facebook e Instagram (Meta) resolveram, juntos, 57,5% das 7,5 mil reclamações recebidas no período. Já o Google conseguiu solucionar 82,7% das reclamações.
No primeiro semestre de 2024, as operadoras Claro, TIM e Vivo somaram juntas mais de 63 mil reclamações na plataforma do governo. Já as cinco instituições financeiras brasileiras analisadas (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander) tiveram um número somado menor de reclamações para o mesmo período: 47.452.
Satisfação
Finalizado o contato com o suporte das empresas pela plataforma ConsumidorGov, os clientes podem dar uma nota de 0 a 5 pelo o atendimento prestado. Novamente, as operadoras tiveram as maiores notas nesse quesito.
A Vivo teve a maior nota (4) entre as dez companhias analisadas, seguida pela TIM (3,9) e Claro (3,7). O banco Caixa e a big tech Google foram as outras únicas empresas com mais de três pontos nesse indicador. Por outro lado, a satisfação com o atendimento dos serviços da Meta no Brasil ficou em 1,7 ponto no primeiro semestre deste ano.