A Anatel anunciou nesta segunda-feira, 18, o início da oitava edição anual da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida entre consumidores de serviços de telecom. Pela primeira vez, os resultados do levantamento vão compor um Selo de Qualidade para as prestadoras.
Quase 90 mil consumidores serão entrevistados por telefone ao longo dos trabalhos; na pesquisa, será avaliada a satisfação geral com a prestação dos serviços, a qualidade do atendimento da operadora e das informações a respeito do serviço contratado, funcionamento, cobrança e recarga.
Segundo a Anatel, consumidores de telefonia fixa, telefonia celular, banda larga fixa e TV por assinatura das seguintes prestadoras serão ouvidos: Algar, Brisanet, Claro, Gigabyte, MOB Telecom, Oi, Sky, Tim, Unifique, Valenet e Vivo. Os resultados do levantamento serão divulgados no primeiro trimestre de 2023.
O Índice de Satisfação Geral medido pela pesquisa irá compor pela primeira vez o selo de qualidade para as prestadoras. A atribuição da classificação às empresas de telecomunicações foi estabelecida pelo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL), aprovado por meio da Resolução nº 717/2019.
De forma geral, o selo de qualidade será composto por três indicadores: o Índice de Qualidade Percebida – representado pelo Índice de Satisfação Geral medido na pesquisa iniciada –, o Índice de Qualidade do Serviço e o Índice de Reclamações.
Oi Móvel
"No caso da telefonia celular da Oi, as entrevistas serão realizadas considerando as empresas de transição criadas para viabilizar o processo de migração dos consumidores para as prestadoras Claro, TIM e Vivo", notou a agência, nesta segunda-feira.
"O resultado irá integrar os indicadores, índices e selo de qualidade dessas empresas de transição e será utilizado para o acompanhamento da satisfação e da percepção de qualidade desses consumidores em transição da antiga Oi Móvel para as empresas compradoras". Em abril, o trio de operadoras nacionais concluiu a aquisição dos ativos móveis da Oi, agora em fase de integração em cada uma das empresas.