A Microsoft e a Nortel Networks anunciaram nesta terça, 18, a formação da Innovative Communications Alliance, uma parceria estratégica de quatro anos para desenvolver e vender soluções integradas de comunicação. O acordo pode ser estendido e tem como objetivo impulsionar a transição dos modelos tradicionais de telefonia para redes convergentes IP com a oferta de soluções de comunicação unificada para o mercado corporativo. Pelo acordo, a Nortel passará a fazer toda a integração e venda da plataforma de comunicações unificadas da Microsoft, além de trabalhar no desenvolvimento de soluções complementares, como aplicações de contact center, funcionalidades de telefonia de missão crítica e soluções de mobilidade e de infra-estrutura de rede de dados.
Uma equipe formada por profissionais das duas empresas trabalhará no desenvolvimento de soluções unificadas que vão de aplicações como e-mail, mensagens instantâneas e vídeos ao processamento de voz sobre IP (VoIP) e integração com Microsoft Office.
As empresas não divulgaram o valor do investimento conjunto que farão nas áreas de marketing, desenvolvimento e vendas, mas o presidente e CEO da Nortel, Mike Zafirovski, acredita que a parceria deve trazer US$ 1 bilhão em novas receitas até 2009 nas áreas de professional services, produtos e aplicativos de voz e de dados.
Convergência