O Ministério das Comunicações divulgou o resultado provisório com as empresas vencedoras do segundo edital de aplicação direta do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Das mais de 14,4 mil escolas listadas como aptas a serem beneficiadas pela política, apenas 2.123 foram escolhidas pelas operadoras.
Isso significa que apenas 15% das unidades escolares aptas foram contempladas, e que mais de 12,3 mil escolas não receberam propostas de conectividade.
Na modalidade direta (outrora conhecida como renúncia fiscal), operadoras convertem parte do que seria pago a título de contribuição ao Fust em investimentos para conexão de escolas públicas. Este segundo edital teve a Claro como a maior vencedora (1.019 escolas). De acordo com o ministério, o investimento no processo somou R$ 91,2 milhões.
A escolha é fruto do segundo edital da modalidade, lançado pela pasta no final de maio. Os resultados provisórios foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira, 17.
As vencedoras
Neste segundo edital, a Claro lidera na quantidade de escolas onde foi vencedora: 1.019. Na primeira chamada, feita em 2024, a operadora ficou responsável por conectar 1,7 mil escolas.
Entre outras empresas que também participaram do novo processo estão Nio (a antiga Oi Fibra, vencedora em 460 escolas), Algar Telecom (261) e Vero (160), além de uma série de provedores regionais.
Surpreendeu a quantidade de escolas que a Vivo foi vencedora neste segundo edital: apenas 119. Na primeira chamada, a empresa ficou com a maior quantidade de escolas, assumindo a conexão em 13,5 mil instituições de ensino no Brasil, de um total de 16,1 mil escolas que tiveram empresas contratadas. Segundo apurou este noticiário, a Vivo até teria interesse em apresentar projetos para mais escolas, mas já havia consumido praticamente todo o limite de crédito possível no primeiro edital.
Abaixo, confira a lista provisória com as operadoras selecionadas no segundo edital do Fust direto, com a sua respectiva quantidade de escolas:
- Claro – 1.019
- Nio – 460
- Algar Telecom – 261
- Vero – 160
- Vivo – 119
- Mhnet – 51
- G3 Telecom – 10
- Virtex Telecom – 10
- Faxt Telecomunicações – 8
- N&K Tecnologia – 4
- Oxente Net – 4
- Avanza Telecom – 3
- Direct WiFi Telecom – 3
- Ora – 3
- Aonet – 2
- As Informática – 2
- Mais Telecomunicações – 2
- Tux Net – 1
- Zetanet – 1
As empresas interessadas terão um prazo de 10 dias corridos, a partir da publicação oficial, para apresentar recursos, conforme regras do edital.
(Colaborou Henrique Julião)