Segundo edital de renúncia do Fust contempla apenas 15% das escolas aptas

Sala de aula. Foto: Seduc-MT

O Ministério das Comunicações divulgou o resultado provisório com as empresas vencedoras do segundo edital de aplicação direta do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Das mais de 14,4 mil escolas listadas como aptas a serem beneficiadas pela política, apenas 2.123 foram escolhidas pelas operadoras.

Isso significa que apenas 15% das unidades escolares aptas foram contempladas, e que mais de 12,3 mil escolas não receberam propostas de conectividade.

Na modalidade direta (outrora conhecida como renúncia fiscal), operadoras convertem parte do que seria pago a título de contribuição ao Fust em investimentos para conexão de escolas públicas. Este segundo edital teve a Claro como a maior vencedora (1.019 escolas). De acordo com o ministério, o investimento no processo somou R$ 91,2 milhões. 

Notícias relacionadas

A escolha é fruto do segundo edital da modalidade, lançado pela pasta no final de maio. Os resultados provisórios foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira, 17.

As vencedoras

Neste segundo edital, a Claro lidera na quantidade de escolas onde foi vencedora: 1.019. Na primeira chamada, feita em 2024, a operadora ficou responsável por conectar 1,7 mil escolas.

Entre outras empresas que também participaram do novo processo estão Nio (a antiga Oi Fibra, vencedora em 460 escolas), Algar Telecom (261) e Vero (160), além de uma série de provedores regionais.

Surpreendeu a quantidade de escolas que a Vivo foi vencedora neste segundo edital: apenas 119. Na primeira chamada, a empresa ficou com a maior quantidade de escolas, assumindo a conexão em 13,5 mil instituições de ensino no Brasil, de um total de 16,1 mil escolas que tiveram empresas contratadas. Segundo apurou este noticiário, a Vivo até teria interesse em apresentar projetos para mais escolas, mas já havia consumido praticamente todo o limite de crédito possível no primeiro edital.

Abaixo, confira a lista provisória com as operadoras selecionadas no segundo edital do Fust direto, com a sua respectiva quantidade de escolas:

  • Claro – 1.019
  • Nio – 460
  • Algar Telecom – 261
  • Vero – 160
  • Vivo – 119
  • Mhnet – 51
  • G3 Telecom – 10
  • Virtex Telecom – 10
  • Faxt Telecomunicações – 8
  • N&K Tecnologia – 4
  • Oxente Net – 4
  • Avanza Telecom – 3
  • Direct WiFi Telecom – 3
  • Ora – 3
  • Aonet – 2
  • As Informática – 2
  • Mais Telecomunicações – 2
  • Tux Net – 1
  • Zetanet – 1

As empresas interessadas terão um prazo de 10 dias corridos, a partir da publicação oficial, para apresentar recursos, conforme regras do edital.

(Colaborou Henrique Julião)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!