A Mavenir concluiu uma revisão em sua estratégia de negócios e um amplo acordo de recapitalização de dívida com o apoio da sua controladora, a empresa de private equity Siris.
Em comunicado, a fornecedora de infraestrutura de rede nativa em nuvem destacou que vai direcionar esforços para o segmento Mobile Core (núcleo de rede), reorientar os investimentos de Open RAN para softwares 4G e 5G e acelerar o desenvolvimento de aplicações de Inteligência Artificial (IA) com foco em redes autônomas.
A empresa indicou que esperar dobrar a sua posição no "lucrativo segmento de core", um conjunto de aplicativos de software focados em serviços de voz, mensagens, vídeos e dados. A Mavenir também assegurou a manutenção do seu IP de hardware Open RAN, visando apoiar os clientes existentes, além de fornecer "produtos e programas ainda mais inovadores" com base na arquitetura aberta.
Ainda como parte da estratégia de negócios, a fornecedora norte-americana ressaltou que vai intensificar os investimentos em IA para impulsionar tanto a unidade Mobile Core quanto a de Open RAN. A ideia é viabilizar redes autônomas e fornecer soluções nativas de IA capazes de habilitar novos fluxos de receitas.
"Esse foco estratégico se alinha à visão da Mavenir de construir o futuro das redes com soluções nativas da nuvem executadas em qualquer nuvem", pontuou a empresa, em trecho do comunicado.
Financeiro
Do ponto de vista financeiro, a Mavenir informou que, por meio da Siris, assinou um contrato abrangente de recapitalização com credores.
Na prática, a fornecedora vai eliminar mais de US$ 1,3 bilhão em dívidas e garantir US$ 300 milhões em novo financiamento sênior. O acordo ainda prevê uma linha de crédito adicional subordinada, com apoio da Siris e de credores participantes.
A Mavenir ressalta que, com maior liquidez, estará bem posicionada para voltar a crescer de forma sustentável a longo prazo. A operação deve ser concluída em quatro a seis semanas. De todo modo, a Siris manterá a posição de controle acionário na fornecedora.