Claro, TIM e Vivo confirmam adesão ao Pix Automático

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Do Mobile Time] ClaroTIM e Vivo confirmaram a Mobile Time (publicação parceira do TELETIME) que pretendem implementar em breve o Pix Automático em suas operações, mas sem definir as datas e os produtos que terão a opção de pagamento.

Lançado pelo Banco Central e por instituições financeiras na última segunda-feira, 16, a novidade permite aos usuários fazerem pagamentos recorrentes com Pix. Ou seja, os consumidores podem pagar desde serviços (como streaming) até contas habituais, como água, luz e telefone.

De acordo com presidente do BC, Gabriel Galípolo, há 60 milhões de pessoas que não têm cartão de crédito e que poderiam ser beneficiadas com o Pix Automático.

Notícias relacionadas

A adesão para empresas recebedoras (como utilities e operadoras) é opcional, diferentemente dos bancos que estão no ecossistema do Pix e são obrigados a oferecer a nova modalidade de pagamento.

Operadoras no Pix Automático

A TIM afirmou que oferecerá o Pix recorrente "como nova modalidade de pagamento", algo que está alinhado com sua "estratégia de inovação e digitalização, buscando sempre oferecer mais praticidade e autonomia" aos clientes.

"O desenvolvimento da solução está em andamento, com a expectativa de lançamento em breve, acompanhando o cronograma de implementação nacional. A equipe responsável está trabalhando em parceria com instituições financeiras para garantir uma experiência segura e eficiente", relatou a operadora.

Para o Mobile Time, a Claro disse que o Pix Automático está "em fase de desenvolvimento e testes" e que "compartilhará a novidade com seus clientes assim que disponível".

E a Vivo respondeu que "a adesão ao Pix Automático representa mais um avanço no propósito da Vivo de facilitar a vida digital dos clientes. Ao incorporar essa nova funcionalidade, que terá sua disponibilização iniciada em breve, a companhia amplia o acesso a soluções que aliam praticidade, segurança e autonomia, pilares essenciais para uma experiência conectada, simples e cada vez mais no controle do usuário".

Pix Automático

Importante lembrar que o Pix Automático não tem taxas para pagadores, pode ser debitado em qualquer horário e dia da semana e, se o cliente que optou pelo recorrente não tiver saldo na conta, serão feitas três tentativas de quitação.

Por meio do app do banco, o usuário pode botar uma conta no Pix automático das seguintes maneiras:

  • Recebe um alerta de notificação no celular para pagar a conta direcionada ao seu nome, vai ao app do banco, confere data, valor e empresa para pagar automaticamente;
  • QR Code ou Pix Copia e Cola, quando a empresa envia uma dessas duas modalidades para liberar um serviço de forma imediata;
  • Internet Banking, com o cliente indo para o site do banco, selecionando a opção de Pix Automático e confirmando a automatização pelo app do banco.

Por sua vez, as empresas podem entrar no Pix Automático por meio de APIs e da infraestrutura do open finance.

A estreia oficial da nova modalidade de pagamento, que chega como alternativa ao DDA e Débito Automático, aconteceu na última segunda-feira, mas muitos bancos lançaram a solução em abril, após um período de testes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!