[Do Mobile Time] Claro, TIM e Vivo confirmaram a Mobile Time (publicação parceira do TELETIME) que pretendem implementar em breve o Pix Automático em suas operações, mas sem definir as datas e os produtos que terão a opção de pagamento.
Lançado pelo Banco Central e por instituições financeiras na última segunda-feira, 16, a novidade permite aos usuários fazerem pagamentos recorrentes com Pix. Ou seja, os consumidores podem pagar desde serviços (como streaming) até contas habituais, como água, luz e telefone.
De acordo com presidente do BC, Gabriel Galípolo, há 60 milhões de pessoas que não têm cartão de crédito e que poderiam ser beneficiadas com o Pix Automático.
A adesão para empresas recebedoras (como utilities e operadoras) é opcional, diferentemente dos bancos que estão no ecossistema do Pix e são obrigados a oferecer a nova modalidade de pagamento.
Operadoras no Pix Automático
A TIM afirmou que oferecerá o Pix recorrente "como nova modalidade de pagamento", algo que está alinhado com sua "estratégia de inovação e digitalização, buscando sempre oferecer mais praticidade e autonomia" aos clientes.
"O desenvolvimento da solução está em andamento, com a expectativa de lançamento em breve, acompanhando o cronograma de implementação nacional. A equipe responsável está trabalhando em parceria com instituições financeiras para garantir uma experiência segura e eficiente", relatou a operadora.
Para o Mobile Time, a Claro disse que o Pix Automático está "em fase de desenvolvimento e testes" e que "compartilhará a novidade com seus clientes assim que disponível".
E a Vivo respondeu que "a adesão ao Pix Automático representa mais um avanço no propósito da Vivo de facilitar a vida digital dos clientes. Ao incorporar essa nova funcionalidade, que terá sua disponibilização iniciada em breve, a companhia amplia o acesso a soluções que aliam praticidade, segurança e autonomia, pilares essenciais para uma experiência conectada, simples e cada vez mais no controle do usuário".
Pix Automático
Importante lembrar que o Pix Automático não tem taxas para pagadores, pode ser debitado em qualquer horário e dia da semana e, se o cliente que optou pelo recorrente não tiver saldo na conta, serão feitas três tentativas de quitação.
Por meio do app do banco, o usuário pode botar uma conta no Pix automático das seguintes maneiras:
- Recebe um alerta de notificação no celular para pagar a conta direcionada ao seu nome, vai ao app do banco, confere data, valor e empresa para pagar automaticamente;
- QR Code ou Pix Copia e Cola, quando a empresa envia uma dessas duas modalidades para liberar um serviço de forma imediata;
- Internet Banking, com o cliente indo para o site do banco, selecionando a opção de Pix Automático e confirmando a automatização pelo app do banco.
Por sua vez, as empresas podem entrar no Pix Automático por meio de APIs e da infraestrutura do open finance.
A estreia oficial da nova modalidade de pagamento, que chega como alternativa ao DDA e Débito Automático, aconteceu na última segunda-feira, mas muitos bancos lançaram a solução em abril, após um período de testes.