Enquanto a Amazon posiciona em órbita os satélites do projeto Kuiper para iniciar as operações de Internet no Brasil, a companhia já se prepara para testar a conexão do sistema em terra. Nesta quarta-feira, 18, a Anatel deu sinal verde para operação temporária de duas estações terrestres da empresa: a primeira em Glória de Dourados (MS) e a segunda, em Cosmópolis (SP).
Segundo a agência, a empresa pode usar frequências entre 27,75 GHz e 29,75 GHz para testar a comunicação com os satélites e a autorização vai de 24 de junho até 21 de setembro de 2025. A autorização é em caráter secundário. Ou seja, se houver interferência em outros serviços, a Amazon terá que desligar os equipamentos imediatamente.
Os testes envolvem comunicação entre as antenas fixas e os satélites da constelação Kuiper – que ainda estão em fase de posicionamento orbital. Vale lembrar que, nesta quarta, 18, a Anatel confirmou mais tempo para que a gigante entre em operação no Brasil.
Os primeiros 27 satélites da constelação Kuiper foram lançados em abril de 2025. No pedido, a empresa afirmou que leva de 1 a 4 meses para que os satélites subam da órbita inicial até a altitude operacional correta.
O projeto Kuiper é visto no mercado como o futuro concorrente da Starlink. A tecnologia utilizada entre as rivais, inclusive, é semelhante. No Brasil, a nova operadora da Amazon tem direito a coordenar uma constelação com 3,2 mil satélites na baixa órbita.