A Starlink vai lançar uma versão Mini do kit de Internet via satélite da operadora. A informação já aguardada pelo mercado foi confirmada por Elon Musk – CEO da SpaceX, controladora da constelação de baixa órbita.
Segundo Musk, a antena compacta custará metade do preço do kit tradicional – o que daria cerca de US$ 250, sem os impostos. Nos Estados Unidos, o produto recebeu homologação pela Comissão Federal de Comunicações (FCC). De acordo com o documento de certificação, a Starlink Mini terá um roteador integrado com suporte às bandas de 2,4 e 5 GHz, além de porta ethernet.
A principal diferença da versão Mini para as antenas tradicionais da operadora, como sugere o nome, é o tamanho reduzido, e um desempenho mais modesto também. Em publicação no X, Musk afirmou que a antena poderá caber "facilmente" dentro da mochila. O documento de homologação do FCC mostra que o prato da antena do modelo tem dimensões semelhantes a de um laptop de 13 polegadas.
I just set it up right now and am writing this post through space.
Took less than 5 mins. Easily carried in a backpack.
This product will change the world.
— Elon Musk (@elonmusk) June 17, 2024
Não há confirmação de quando o modelo estará disponível para compra. Mas segundo o dono da SpaceX, a versão Mini da Starlink "será lançada em áreas selecionadas em alguns meses" e "pode ser uma ótima opção de baixo custo para uma boa conexão de backup com a Internet se o seu celular falhar". O empresário também afirmou ser possível configurar o aparelho em cinco minutos.
Pelo tamanho reduzido do prato da antena, é esperada uma capacidade menor em relação aos modelos maiores projetados para serem instalados no telhado dos clientes. Musk compartilhou uma captura de tela mostrando as velocidades que conseguiu com a Starlink Mini: 100 Mbps no download e 11,5 Mbps no upload. A latência foi de 23 ms.