TCU e ministérios discutem rede privativa; Economia não vê irregularidade orçamentária

Foto: awpixel.com / Pexels

Uma importante reunião aconteceu nesta quinta, 17, coordenada pelo Tribunal de Contas da União e com a participação de diferentes ministérios interessados na questão da rede privativa para uso governamental e no Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS – que prevê a instalação de uma rede subfluvial na região amazônica). Estes são os dois aspectos do edital de 5G incluídos como contrapartidas sobre os quais o TCU havia apontado ilegalidades. Segundo relatos feitos ao TELETIME, o TCU sinalizou que esta seria a última reunião sobre o assunto.

Participaram do debate, além do Ministério das Comunicações, também o GSI, ministério da Defesa e representantes do Ministério da Economia. Foi uma oportunidade para que o ministro Raimundo Carreiro, que relatará o edital no TCU, colhesse as opiniões e manifestações dos diferentes órgãos.

A boa notícia para o Ministério das Comunicações foi que as secretarias de Orçamento e de Tesouro do Ministério da Economia teriam manifestado o entendimento de que as duas políticas, incluídas no edital, não ferem a legislação orçamentária. Este foi um dos pontos de ilegalidade apontados pelo Tribunal de Contas da União. Mas além disso o TCU também questionou a ausência de detalhamento no projeto técnico e operacional das duas redes, assim como a fonte de recursos para a manutenção das duas redes. 

Notícias relacionadas

Já a Anatel ainda trabalha para responder as demais diligências técnicas feitas pelo TCU. Segundo relatos ouvidos por este noticiário, é um processo que está transcorrendo de forma fluida, mas ainda será longo. Ninguém mais se arrisca a cravar prazos.

Ontem, em manifestação à Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Inovação da Câmara, Raimundo Carreiro já havia deixado claro que, formalmente, os prazos seguem congelados, pois o TCU ainda não considera que as informações para a análise do edital estejam suficientemente completas, o que não quer dizer que estas análises não estejam sendo feitas dentro das informações já prestadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!