Fornecedora da Azul no serviço de conectividade em voo (IFC, na sigla em inglês) que habilita o WiFi gratuito para passageiros da companhia aérea, a Viasat já está atendendo 17 aeronaves no âmbito do acordo.
A conectividade ocorre a partir de capacidade em banda Ka do SGDC, satélite da Telebras que tem a Viasat como parceira de exploração comercial. Até o momento, 15 aviões Airbus A320/321 e dois Embraer E195-E2 estão equipados com o serviço.
A Azul tem previsão de encerrar 2021 com 35 aeronaves oferecendo a opção. Já a Viasat lembra que, ao longo do projeto, a cobertura deve ser estendida para mais de 100 aviões.
Vale notar que a operadora planeja o lançamento do primeiro satélite da classe ViaSat-3 no começo de 2022, com previsão de ampliação na capacidade de dados e velocidades ofertadas no Brasil.
O mercado de In-Flight Connectivity (IFC) foi fortemente impactado em 2020 por conta da pandemia de covid-19, mas uma rápida recuperação é esperada com o avanço global das taxas de vacinação.