PL propõe zero-rating para alunos da rede pública em troca de desconto no Fust

O senador Dario Berger (MBD-SC) apresentou o PL 2.775/2020, propondo às operadoras de telecomunicações não descontar do pacote de dados de celular (zero-rating) de alunos da rede pública de ensino para aulas virtuais ou em aplicações de educação à distância por até 12 meses após o fim da pandemia do coronavírus (covid-19). Em contrapartida, as operadoras teriam descontos na hora de contribuir com o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (Fust).

A gratuidade no acesso às aplicações de ensino à distância vale para planos contratados de banda larga fixa e móvel, sendo que na banda larga móvel, serve para linhas pós-paga e pré-paga. Vale notar que a Anatel ainda proíbe o desconto de franquia na banda larga fixa.

"Com o isolamento social estabelecido como alternativa de enfrentamento à epidemia do coronavírus, o acesso à Internet em banda larga tornou-se, ainda mais, um insumo fundamental no dia a dia das pessoas, que passaram a trabalhar e a estudar remotamente. Na educação, sobretudo, o impacto que esse acesso provoca faz a diferença na formação de milhões de jovens hoje privados de aulas presenciais", diz o senador Dario Berger, no projeto.

Notícias relacionadas

O senador entende que é preciso garantir aos estudantes de escolas públicas, em geral oriundos de classes sociais menos favorecidas, o acesso às plataformas de ensino a distância a partir da banda larga, com baixos custos.

Reino Unido

Nesta semana, o governo do Reino Unido, em parceria com a operadora British Telecom (BT) informou que para combater as desigualdades e desvantagens de alunos não possuem acesso banda larga para realizar estudos remotos no país, doará vouchers para acesso à Internet por seis meses para 10 mil famílias de baixa renda na nação europeia.

O projeto entre a BT e o Departamento de Educação concederá vouchers para acesso gratuito a 5 milhões de hotspots Wi-Fi. As autoridades e escolas locais deverão solicitar os vouchers para famílias que possuem filhos matriculados em suas escolas e que estão sem acesso à Internet ou que não possam pagar pacotes de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!