Nokia e AT&T completam testes para controle inteligente de redes de acesso 5G

Foto: Christoph Scholz

A Nokia e a AT&T anunciaram nesta quinta-feira, 18, o sucesso de testes para controle inteligente de redes de acesso (RAN Intelligent Controller, ou RIC) realizados sobre a rede 5G da operadora norte-americana em Nova York. Baseada em uma arquitetura de código aberto (OpenRAN), a plataforma de software permitiu otimização de recursos de rede a partir da automação.

A colaboração da dupla para desenvolvimento da plataforma RIC estava em curso desde o ano passado, já seguindo diretrizes da O-RAN Alliance, que incentiva a criação de soluções de código aberto para o 5G. O software estará disponível para o restante dos membros do organismo.

Segundo a Nokia, o principal objetivo da tecnologia é criar interfaces e um ecossistema abertos com componentes interoperáveis que permitirão a implantação de serviços flexíveis e em tempo real, com maior capacidade de programação nas redes de acesso.

Notícias relacionadas

No teste concluído, a AT&T e a Nokia executaram uma série de aplicações externas (os chamados xApps) na borda da rede 5G em ondas milimétricas da operadora, com suporte de uma plataforma de nuvem aberta da Akraino. Os xApps utilizados permitiram melhora na eficiência do espectro, personalização geográfica e de casos de uso e integração rápida de recursos sem necessidade de interrupção da operação comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!