Na Anatel, dois casos sobre TV paga dividem TVs e grupos de mídia internacionais

A manifestação da Abert e da Abratel, associações que representam os principais radiodifusores brasileiros, em relação à cautelar da Anatel contra a Fox na questão da oferta de conteúdos lineares pela Internet, já era esperada. As duas associações foram aceitas como parte do processo que deu origem à cautelar, conforme informou este noticiário à época. Trata-se de uma representação da Claro contra a Fox e Turner feita no final do ano passado na qual a operadora de TV paga argumentou, em essência, que a oferta direta de conteúdos aos consumidores caracterizaria oferta de TV paga, o que é um serviço regulado pela Lei do SeAc e, portanto, sujeito a regras e regulação da Anatel. Os programadores só poderiam oferecer conteúdos lineares por meio de prestadoras do SeAC, para assegurar a isonomia competitiva, já que operadores de telecomunicações não podem produzir conteúdo, pelas restrições colocadas no artigo 5 da lei de TV paga. Por este artigo da lei, quem produz conteúdo não pode ser operador de telecomunicações e operadores de telecomunicações não podem produzir conteúdo ou contratar direitos de interesse nacional. A Anatel, na cautelar, deu razão à Claro no caso da Fox, que oferece canais lineares, mas não no caso da Turner, que oferece conteúdos ao vivo, mas eventuais, por meio do EI Plus. Nem a reclamação da Claro nem a cautelar da Anatel têm qualquer efeito sobre conteúdos gratuitos ou não-lineares

Mas esta não é a única questão envolvendo a Lei do SeAC em que os radiodifusores têm manifestado interesse direto, e neste outro caso a sorte das empresas de comunicação brasileiras pode ser melhor. O outro caso é também extremamente relevante para o futuro da TV por assinatura e está para ser decidido pelo conselho da Anatel: a fusão entre AT&T e Time Warner. Neste caso, os radiodifusores se manifestaram contrários à fusão alegando que ela fere justamente o artigo 5 da Lei do SeAC, já que a Time Warner (hoje chamada de Warner Media) atua no mercado de programação brasileiro por meio dos canais Turner, HBO e ainda detém direitos no Esporte Interativo, e a AT&T é operadora de telecomunicações no Brasil por meio da Sky. Neste segundo caso, o parecer da área técnica e o parecer jurídico da Anatel estão em linha com o que pedem os radiodifusores e indicam que a agência deveria barrar a fusão, dando um prazo de 18 meses para que a AT&T se desfaça das ações da Sky. Outra opção seria sair completamente do mercado de programação. Se o conselho mantiver o entendimento da área técnica, será uma vitória dos radiodifusores, que entendem que restrição de propriedade cruzada do artigo 5 é cristalina. A AT&T entende que atua no Brasil como programadora estrangeira, e alega que ser obrigada a sair do Brasil seria uma medida drástica com fortes impactos na imagem do Brasil junto a investidores.

Anatel quer mudar a lei

Notícias relacionadas

A agência, por sua vez, fala abertamente na necessidade de reformar a Lei do SeAC, por entender que as restrições do artigo 5 estão travando a evolução do mercado de TV por assinatura. Em carta ao senador Davi Alcolumbre, presidente do Senado, Leonardo Euler de Morais já havia pontuado a necessidade de reforma urgente na Lei do SeAC, que ele classificou em diversas ocasiões como "caduca". Na semana passada, a Anatel também esteve com o Ministério da Economia discutindo justamente a Lei do SeAC. Hoje, em declaração a este noticiário, o ouvidor da agência também pediu uma reforma da Lei. Por outro lado, a Lei do SeAC tem outras diretrizes com peso político. Por exemplo, ela assegura a distribuição, nas operações de TV paga, dos canais do Legislativo e Judiciário. Também é a Lei do SeAC quem estabelece cotas de programação nacional (vigentes até 2023) e assegura a contribuição para a Condecine por parte das teles, o que gera para o Fundo Setorial do Audiovisual cerca de R$ 1 bilhão por ano.

No cenário legal e regulatório atual, a Anatel tem o dilema de tomar decisões contrárias a dois dos maiores grupos de mídia internacionais (Fox/Disney e AT&T/Warner Media), e no Brasil desagradar aos radiodifusores em pelo menos um dos casos (ainda que no caso da AT&T, haja um alinhamento de posições entre o que pens a área técnica e o que pedem os grupos de mídia brasileiros). Ao mesmo tempo, enxerga o mercado de TV por assinatura, que é regulado por lei, ser desafiado por uma nova realidade tecnológica e de mercado que criam dificuldades para as empresas de telecomunicações reguladas pela agência. Com tantas posições antagônicas sobre a mesa, há que aposte que a agência esteja contando com o descontentamento geral em reação à Lei do SeAC para que haja um movimento em direção a uma rediscussão do marco legal. Enquanto isso, até dia 15 de agosto a Anatel coletará junto a mercado subsídios para tomar uma posição final.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!